Vacinação contra aftosa inicia nesta quinta-feira
09/05/2018 17:30 - Atualizado em 11/05/2018 17:31
Secom - SF
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana vai iniciar vacinação contra a febre aftosa nesta quinta-feira (10), com a distribuição de doses para os pequenos criadores. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Matheus Henriques, explicou como irá funcionar o período de vacinação.
— A prefeitura distribuirá a vacina para o criador do município imunizar o seu rebanho com até 30 animais, entre bovinos e bubalinos (búfalos). É necessário estar devidamente cadastrado na Defesa Agropecuária e caso não possua o cadastro basta comparecer no referido órgão, ao lado do Itaú, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a escritura, CPF, RG e comprovante de residência”, disse Henriques.
O secretário lembrou que somente o proprietário do animal ou o arrendatário pode fazer o cadastro, acrescentando que para tirar dúvidas o criador poderá ligar para o telefone da Defesa Agropecuária (2789-1397) ou ainda o da secretaria (2789-1118). “A febre aftosa é causada por um vírus, sendo necessária a vacinação do rebanho para prevenção da doença. A dose da vacina é de 5 ml e a temperatura de conservação do produto pode variar entre 2°C a 8°C, devendo ser aplicada na tábua do pescoço do animal”, explicou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS