Dia D de vacinação contra a gripe com movimento tranquilo nos postos
12/05/2018 16:02 - Atualizado em 14/05/2018 13:48
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe / Supcom Campos
O Dia D de Vacinação do grupo prioritário contra o vírus da Influenza, em Campos, contou com movimentação tranquila nos 55 postos destacados para receber a população neste sábado (12). A campanha de imunização contra a gripe segue até 1° de junho. O departamento de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde orienta para que as pessoas enquadradas no público-alvo não deixem de procurar os postos para se prevenir. O dia também foi de vacinação para pacientes acamados em home care. Campos registrou este ano um caso confirmado de H1N1 e outros cinco suspeitos estão sendo investigados. Já foram imunizadas 21 mil pessoas e a meta é vacinar 90% do público-alvo.
A aposentada Maria Barreto do Nascimento, 67 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram o Dia D para se imunizar contra a gripe. “Acho muito importante cuidar da saúde. Há mais de quatro anos que tomo a vacina e sempre falo para as pessoas tomarem também para se prevenir”, disse.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, o movimento de pessoas na parte da manhã foi abaixo do esperado na maioria dos postos de vacinação. A médica infectologista ressaltou a gravidade da gripe e a importância da imunização.
— A gripe é uma doença séria, que, se não tratada de maneira eficaz, pode levar ao óbito. E a melhor forma de evitar o contágio da doença é a prevenção, através da vacina. Então, é de extrema importância que as pessoas que estejam dentro do público-alvo recebam a dose, que combate três tipos da doença: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza do tipo B — disse Andréya.
Nesta campanha que segue até 1º de junho, além dos idosos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também são público-alvo da campanha.
Acamados — Aos acamados e pacientes em situação de home care, a Vigilância continua realizando o cadastro para a imunização em domicílio. O agendamento deve ser feito no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS