São João da Barra abre espaço para o cinema
Jhonattan Reis 11/05/2018 19:38 - Atualizado em 15/05/2018 13:59
Cine Teatro São João
Cine Teatro São João / Divulgação
O mundo do cinema está mais presente em São João da Barra a partir deste mês. Teve início, na semana passada, na cidade, o projeto Telão, uma iniciativa da secretaria de Educação e Cultura que visa proporcionar entretenimento e diversão para os alunos da rede de ensino municipal e particular. Em meio a isso, maio também marca o retorno da programação do projeto Cine Clube, que acontece no Cine Teatro São João e foi sucesso no ano passado.
As exibições do projeto Telão começaram na quarta-feira (2) e seguem, a princípio, até o fim do mês. As sessões de cinema do projeto acontecem no Cine Teatro São João, sempre em dois turnos (manhã e tarde), todas as quartas do mês de maio. O agendamento é realizado com antecedência, na secretaria do Cine Teatro. A escola deve levar as propostas com o filme sugerido e a quantidade de alunos. Na abertura do Telão, a casa cultural recebeu alunos do primeiro segmento do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Profª. Gladys Teixeira, de São João da Barra.
— O Cine Teatro é um espaço democrático, das diversas artes, onde durante todo o ano a cultura é manifestada através da dança, do teatro, da música e não poderíamos deixar de lado o cinema, que historicamente, por muito tempo, fez movimentar esta casa cultural — comentou o diretor do Cine Teatro, Gil Miranda, que também é coordenador de Turismo.
O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, ressaltou que o projeto permite que alunos que ainda não tiveram oportunidade de estar em uma sala de cinema possam, de forma gratuita, ter contato com a sétima arte.
— O Telão também vem buscar caminhos e atividades lúdicas que complementem o cotidiano da sala de aula, investindo em atividades extraclasses e estreitando o caminho para que os alunos estejam em contato com os ambientes culturais. E estes muitas vezes são palco frequente de experiências de cultura e, principalmente, de interação social com colegas — falou.
Damasceno lembrou, também, que a linguagem cinematográfica mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense e ainda traz valores, apresentando ampla capacidade de comunicação.
— Os filmes conseguem grande aceitação por parte do público infantil e jovem. Assim, apresentam imenso potencial de aproveitamento no processo educativo e ainda são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema. Com tudo isso, há o propósito de despertar os alunos para os temas em questão, introduzindo os assuntos em aulas. É perceptível um maior interesse por parte do estudante, assim como sua participação e melhora.
Já a programação do Cine Clube, que também acontece no Cine Teatro São João, retornou na última segunda-feira (7). O projeto, que foi sucesso durante o ano de 2017 e verão deste ano, conta com exibição de filmes em todas as segundas-feiras, sempre às 19h, até o fim do mês de maio. A entrada é de 1 kg de alimento não perecível, que são doados para instituições filantrópicas.
O Cine Clube é mais uma forma de entretenimento que possibilita o acesso ao cinema em São João da Barra. Assim como o projeto Telão, o objetivo é estimular pessoas a terem contato com a sétima arte.
A programação de filmes exibidos do Cine Clube é escolhida através de votação e indicações do público. As sessões têm lotação máxima de 150 pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS