Ações no rio Paraíba previstas para julho
10/05/2018 19:38 - Atualizado em 14/05/2018 13:57
Divulgação
As intervenções de desassoreamento no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, terão início a partir de julho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), após reunião que a prefeita Carla Machado (PP) participou na empresa Prumo Logística, no Rio de Janeiro, com o intuito de alinhar ajustes técnicos e elaborar um cronograma prévio de execução das atividades no rio Paraíba do Sul, provenientes das medidas de compensação ambiental referentes à construção do Terminal Sul do Porto do Açu.
De acordo com Carla Machado, os serviços começarão pela desobstrução do meandro (canal) na margem direita do rio Paraíba do Sul, no local conhecido popularmente como “Ilha do Cardoso”, a fim de proporcionar melhoria da captação para abastecimento da população e aumento do fluxo d’água. Logo em seguida será realizado o desassoreamento do trecho do canal de acesso das embarcações pesqueiras entre o cais de atracação e o mar, em Atafona, facilitando a navegabilidade, desembarque do pescado nos frigoríficos e a compra de gelo, combustível e alimentos.
Antes das intervenções começarem de fato, ficou definido que no final deste mês a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mobilizará seus equipamentos para início, em junho, do monitoramento ambiental.
Também participaram da reunião o coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, e os secretários de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Pesca, Joice Pedra e Analiel Vianna respectivamente.
— Na oportunidade, conseguimos incluir no cronograma de atividades das medidas de compensação ambiental, contratação de empresa especializada para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do Anteprojeto de Proteção e Restauração da praia de Atafona, realizado pelo INPH, para o início do segundo semestre — enfatizou Carla Machado. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS