Gil e Caetano na Academia Pedralva
Jhonattan Reis 18/05/2018 17:59 - Atualizado em 23/05/2018 16:49
Tem início, neste sábado (19), o V Seminário Cultural da Academia Pedralva de Letras e Artes, que contará com várias palestras durante o ano com entrada franca. Abrindo a programação, a primeira delas acontecerá às 16h30. O professor e pesquisador Marcelo Sampaio falará sobre o tema “Os 75 anos de vida dos compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil”, completados ano passado. O encontro acontecerá no Museu Histórico de Campos, localizado na praça do Santíssimo Salvador, no Centro.
Divulgação
Marcelo Sampaio explicou que a escolha do tema se deu porque Caetano e Gil estão entre os maiores nomes de todos os tempos da Música Popular Brasileira (MPB) e, além disso, têm várias características em comum, como terem nascido no mesmo ano: 1942.
— E os dois são baianos, amigos e parceiros, que tiveram vários projetos musicais juntos. São excelentes músicos, que fizeram incontáveis shows no Brasil e no exterior — disse.
Na palestra, Sampaio intercalará suas falas com momentos musicais que terão a presença dos músicos Matheus Nicolau, Tim Carvalho e Carol Poesia, que tocarão e cantarão canções tanto de Gil quanto de Caetano.
— Sempre faço momentos musicais nas minhas palestras. Porém, para esta terei um desafio: haverá mais músicas do que de costume, pois desta vez são canções de dois artistas: Gil e Caetano. Então, vou ter menos tempo para falar, mas, ao mesmo tempo, quero manter o nível de informação que costumo trabalhar quando palestro. As expectativas são ótimas para isso — comentou ele, que trará várias curiosidades sobre os dois compositores.
Para quem ainda não conhece os seminários da Pedralva, Marcelo Sampaio explicou que tudo começou em 2010, quando ele foi convidado para palestrar sobre o compositor campista Noel Rosa durante um concurso de trovas realizado pela academia. Com a boa aceitação do público, Sampaio recebeu convites para fazer outras palestras nos anos seguintes, até que deu ideia de fazer o I Seminário Cultural da Academia Pedralva de Letras e Artes, que aconteceu em 2014.
— Pensei neste seminário anual com o objetivo de movimentar a academia, pois sempre achei essas entidades culturais muito fechadas em si mesmas, sendo que nessa ocasião eu ainda nem era acadêmico. Então, eu queria dar uma “sacudida” na academia e nos acadêmicos e, ao mesmo tempo, fazer com que a Pedralva se popularizasse mais, pois as palestras, além de gratuitas, são abertas a qualquer pessoa, sendo uma grande oportunidade de novas pessoas conhecerem uma academia de letras — comentou.
Marcelo relatou que ficou feliz com a aceitação do IV seminário, realizado no ano passado.
— Eu percebi que as pessoas estão se interessando mais. Os dois primeiros seminários, em 2014 e 2015, por exemplo, foram quase uma atitude desbravadora. Hoje em dia, o público está mais presente. Quando termina um seminário, geralmente no fim do ano, há até pessoas me cobrando pela programação do ano seguinte, como aconteceu no fim do ano passado — relatou.
A palestra deste sábado, sobre “Os 75 anos de vida dos compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil”, é a primeira das cinco que serão realizadas este ano, no V Seminário da Pedralva. As próximas ainda não têm datas definidas, mas os temas já foram adiantados.
— A palestra seguinte será ministrada pelo ex-juiz de direito Edmundo Machado, que abordará o tema “130 anos da abolição da escravatura e 30 anos da última Constituição Brasileira, de 1988”. Na terceira do ano, volto a tomar a frente para falar sobre os “60 anos da bossa nova e do nascimento do Cazuza”. Depois, o assunto vai ser os “110 anos de nascimento de Guimarães Rosa”, abordado pelo professor Aristides Arthur Soffiati. Encerrando, falarei sobre os “80 anos de vida dos compositores João Roberto Kelly e Martinho da Vila” — explicou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS