Empregabilidade será tema de feira em SJB
22/05/2018 18:15 - Atualizado em 24/05/2018 16:40
IFF de SJB
IFF de SJB / Divulgação
As perspectivas promissoras vividas hoje por São João da Barra, em decorrência da consolidação e crescimento das atividades no complexo portuário do Açu, levam a administração municipal a desenvolver iniciativas de incentivo à inserção dos munícipes no mercado de trabalho. Com esse enfoque, será realizada no município, entre os dias 7 e 9 de junho, a primeira edição da Feira de Empregabilidade e Qualificação (FEQ), envolvendo Município, Estado e União, respectivamente representados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Educação e Cultura, secretaria de Estado de Trabalho e Renda e Ministério do Trabalho e Emprego.
A ideia, de acordo com a prefeita Carla Machado (PP), é unir em um único espaço os diferentes segmentos que figuram nesse contexto, como estudantes, pessoas já capacitadas, que buscam uma colocação profissional – as que ainda buscam uma capacitação – e entidades e empresas qualificadoras e empregadoras. “Desta forma, poderão ser apresentadas as oportunidades que se intensificam, principalmente, a partir da construção de duas usinas termelétricas no complexo portuário”, pontuou.
O empenho, enfatiza a prefeita, é para que o momento oportuno pelo franco desenvolvimento do empreendimento tenha reflexos diretos e positivos na vida dos cidadãos do município.
– O caminho é a ocupação das vagas de trabalho ofertadas. Para isso, estamos trabalhando sistematicamente no desenvolvimento de uma política voltada para a capacitação profissional e no estreitamento do diálogo junto às empresas. Ao realizar a FEQ, daremos a oportunidade a quem busca emprego e aos estudantes de conhecer um pouco mais sobre o cenário atual e o que ainda deverá acontecer no município em termos de investimentos privados e realizações – enfatizou a prefeita Carla Machado.
Além da participação institucional dos órgãos representantes das três esferas administrativas, participam o Instituto Federal Fluminense (IFF), que sediará o evento no campus SJB, Sebrae, Senai e Firjan. Entre as empresas já confirmadas, estarão entre outras, a Porto do Açu e GNA (subsidiárias da Prumo Logística Global) e Andrade Gutierrez, responsável pela obras de construção da termelétrica GNA I.
Na programação estão incluídas, ainda, palestras enfocando, entre outros temas, “Como vencer as barreiras do primeiro emprego”; “Como ingressar no mercado de trabalho e alavancar a carreira”, “Planejamento da carreira: uma escolha muda todo seu futuro”; “A pedagogia do encantamento e o mercado de trabalho nesses tempos líquidos”.
O Balcão de Oportunidades da Prefeitura de São João da Barra, órgão ligado à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, estará presente na FEQ com atendimento em tempo real à população para criação de currículo online, orientações sobre empregabilidade e qualificação, entre outros serviços.
A abertura oficial da FEQ será no dia 7 de junho, com solenidade às 18h. No dia 8, às 14h, serão abertos os estandes das empresas e, a partir das 15h, tem início o ciclo de palestras. No dia 9, após a abertura dos estandes, às 14h, prosseguem as palestras. Ao final de cada dia das atividades, haverá show musical. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS