O Governo do Estado do Rio enviou, nesta terça-feira (14), mais de mil kits de mantimentos para São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. A primeira remessa foi entregue no domingo (12), quando a Defesa Civil Estadual prestou apoio emergencial após o município decretar situação de emergência, devido aos alagamentos causados pelo acumulado de chuvas, que provocou a cheia do Rio Itabapoana. No total, mais de 2 mil kits já foram distribuídos à população afetada.
— Nosso governo está comprometido em oferecer apoio rápido e eficiente às cidades afetadas pelas chuvas. Em momentos como este, a solidariedade e a ação conjunta são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar das famílias. Seguiremos monitorando a situação de perto e oferecendo todo o suporte necessário para São Francisco de Itabapoana e outras regiões do estado — declarou o governador Cláudio Castro.
No domingo, agentes da Defesa Civil Estadual entregaram 252 colchonetes, 350 kits dormitório, 350 panos de chão e 1.500 litros de água potável. O reforço enviado nesta terça-feira inclui 350 kits de higiene, 350 kits de limpeza, 100 colchões e 350 cestas básicas para atender as famílias desabrigadas e desalojadas.
As equipes da Defesa Civil Estadual seguem em contato permanente com a prefeitura, realizando vistorias e monitoramentos nas áreas mais afetadas. Os agentes também forneceram auxílio técnico para a decretação de situação de emergência no município.
Previsão do tempo para os próximos dias A previsão para hoje (14) indica céu predominantemente nublado, com chuva fraca a moderada, especialmente no interior, e ventos de intensidade fraca a moderada.
Na quarta-feira (15), o tempo deve variar entre parcialmente nublado e encoberto, com possibilidade de chuva fraca isolada. Ventos continuam fracos a moderados.
Já para quinta-feira (16), o cenário aponta céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas fracas a moderadas isoladas e potencial para pancadas de chuva com raios no sul do estado, a partir da tarde. Ventos permanecem com intensidade fraca a moderada.
Choveu cerca de 200mm em dois dias - No último domingo (12), em virtude das consequências das chuvas e do alto volume de água que tomou ruas e alagou casas na Ilha dos Mineiros na semana passada, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, decretou situação de emergência na localidade.
De acordo com a Defesa Civil de SFI, entre os dias oito e dez foram registrados cerca de 200 mm no pluviométrico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Barra do Itabapoana. A quantidade de água equivale a mais de 20 dias de chuva.
Mais de 80 pessoas seguem desalojadas Um levantamento da prefeitura aponta que aproximadamente duas mil pessoas foram atingidas. Uma família da Ilha dos Mineiros que teve a residência alagada em decorrência da cheia do rio Guaxindiba e canais adjacentes, segue recebendo auxílio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. As cinco pessoas estão na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba.
Família está abrigada em escola municipal de Guaxindiba
/
Foto: Divulgação
Segundo a última atualização da Defesa Civil, além desta família abrigada na unidade escolar de Guaxindiba, outras 81 pessoas seguem desalojadas, sendo que estas estão abrigadas em outros lugares, como casas de parentes. Equipes de diversas secretarias como Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Humano acompanham os atingidos e seguem com monitoramento.
Fonte: Ascom Governo do RJ e Ascom Prefeitura de SFI