Aleksandar Petrovic assume a Seleção Brasileira de Basquete
Foto: Antonio Bronic/Reuters/GE
A Seleção Brasileira de Basquete masculino tem um novo técnico: Aleksandar Petrovic. Aos 65 anos, o croata assume mais uma vez o comando da equipe após a saída de Gustavo De Conti. Além de Petrovic, o Brasil contará com uma comissão técnica experiente formada por Tiago Splitter, Helinho Garcia e Demétrius Ferracciú. A decisão foi informada nesta quinta-feira (18), a 99 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, pela Confederação Brasileira de Basquete.
Petrovic volta à seleção depois de sua última passagem de 2017 a 2021. Ele pediu demissão após não conseguir classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Petrovic já trabalhou com a maior parte dos jogadores que foram convocados no período de comando de De Conti. O croata diz estar satisfeito com a volta ao cargo e já traça os próximos objetivos com a seleção.

- Estou muito feliz de retornar ao comando da Seleção Brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris - disse o treinador.

O Brasil ainda tenta uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe vai disputar o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia. Essa será a última oportunidade da equipe conquistar a vaga para as Olimpíadas. Apenas o campeão do torneio se classifica. Além do Brasil, Letônia, Montenegro, Geórgia, Camarões e Filipinas também estão na disputa. A competição está prevista para ocorrer entre os dias 2 e 7 de julho, pouco antes dos Jogos Olímpicos.
Pré-Olímpico de Basquete Masculino: entenda as chances do Brasil
Vinte e quatro países disputam as últimas quatro vagas para Paris, divididos em quatro torneios Pré-Olímpicos. O Brasil e mais cinco países vão brigar por uma vaga no Pré-Olímpico Masculino de Riga, na Letônia, que acontecerá de 2 a 7 de julho. A seleção está no grupo B, junto com Montenegro e Camarões. No grupo A, estão Letônia, Georgia e Filipinas. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória, e o campeão do torneio de cada cidade se classifica para os Jogos Olímpicos. Já há até uma programação, sujeita a alterações:
Grupo A
2 de julho: Geórgia x Letônia
3 de julho: Letônia x Filipinas
4 de julho: Filipinas x Geórgia

Grupo B
2 de julho: Brasil x Montenegro
3 de julho: Montenegro x Camarões
4 de julho: Camarões x Brasil

Fase final
6 de julho: 2º Grupo B x 1º Grupo A
6 de julho: 1º Grupo B x 2º Grupo A
7 de julho: Final - O campeão conquista a vaga para as Olimpíadas.

Para entender as chances: na Copa do Mundo de Basquete de 2023, o Brasil terminou em 13º lugar, um pouquinho atrás de Montenegro, que ficou em 11º, e numa posição melhor do que as de Geórgia e Filipinas. Camarões sequer jogou o torneio. Por outro lado, a Letônia desponta como favorita após ter terminado a Copa do Mundo em 5º lugar, tendo derrotado o Brasil por 104 a 84 em partida da segunda fase da competição.

O basquete masculino brasileiro, que conquistou a medalha de bronze em três Jogos Olímpicos (1948, 1960 e 1964) não esteve em cinco edições de Olimpíadas desde 1936, incluindo Tóquio 2020.
Fonte: GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS