Goytacaz vence Nova Cidade em casa e assume a vice-liderança da Série B1
Matheus Berriel 03/11/2023 16:59 - Atualizado em 03/11/2023 17:33
Paulo Ricardo abriu o caminho para o triunfo por 2 a 1
Paulo Ricardo abriu o caminho para o triunfo por 2 a 1 / Foto: Rodrigo Silveira
O Goytacaz está bem próximo da semifinal da Série B1 do Campeonato Estadual. Se aproximou da vaga na tarde desta sexta-feira (3), ao vencer o Nova Cidade por 2 a 1, no Aryzão, pela penúltima rodada da Taça Corcovado. Paulo Ricardo e Lesley Balotelli fizeram os gols do triunfo alvianil, com Fábio descontando para a equipe de Nilópolis. Novo vice-líder, o Goyta precisa apenas empatar com o Macaé na próxima quarta-feira (8), fora de casa, para se classificar sem depender de outros resultados.
O primeiro tempo em Campos foi marcado por amplo domínio do Goytacaz, que poderia já ter criado um placar elástico. Apesar de alguns erros em cruzamentos e finalizações, o clube anfitrião conseguiu fazer 2 a 0 antes do intervalo. Paulo Ricardo abriu o placar aos 22 minutos, tendo liberdade na entrada da área para finalizar na saída do goleiro. Já o segundo gol foi marcado por Lesley Balotelli, que entrou na vaga de Caio Mello, substituido com dores, e balançou a rede aos 43 minutos, completando uma jogada que teve cruzamento de Kawan e assistência de Lucas Evaristo.
Pressionado, o Nova Cidade pouco criou na primeira etapa. Duas das suas melhores chances surgiram em escanteios: um deles logo no início, quando a partida ainda estava 0 a 0, e o outro, aos 35 minutos, com o lateral-esquerdo Luiz acertando o travessão na cobrança. Com a bola rolando, o time visitante só levou real perigo uma vez, parando em defesa segura do goleiro Matheus. Muito pouco diante do domínio do Goyta, que desperdiçou pelo menos três oportunidades de ampliar.
Aparentemente administrado pelo Goytacaz, o jogo ganhou tons dramáticos na segunda etapa. Aos 13 minutos, em um cruzamento do Nova Cidade, a bola bateu no braço de Marreta dentro da área. O árbitro marcou penalti, que Fábio cobrou com segurança e precisão. Matheus até acertou o canto, mas não teve como chegar na bola.
Se a primeira substituição do Goytacaz foi exitosa, as mudanças seguintes demoraram a surtir efeito. Sem a mesma organização de antes, o Goyta caiu de produção. O técnico Luciano Quadros, então, tirou Balotelli e Paulo Ricardo para compensar a queda de rendimento, reforçando a lateral-direira e o meio com as entradas de Baré e Nikollas. Deu certo, pois, mesmo não tendo participação direta em lances de perigo — que voltaram a surgir —, os dois ajudaram na reorganização tática da equipe, providencial para assegurar a vitória por 2 a 1. Fábio, do Nova Cidade, e Marreta, do Goytacaz, foram expulsos por uma confusão nos minutos finais. 
Com 21 pontos, o Goytacaz assumiu a vice-liderança da Série B1. Só está atrás do Duque de Caxias, que fez 3 a 2 no Serrano, chegou ao topo da classificação, com 22 pontos, e se classificou com uma rodada de antecedência. Serrano, com 20 pontos, e Barra da Tijuca, com 19, completam o G-4. O outro clube com possibilidade de avançar é o Friburguense, hoje quinto colocado, com 18.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS