Vereadores apontam que TCE deu parecer favorável às contas de 2022 de Wladimir
Rodrigo Gonçalves 22/08/2023 18:38 - Atualizado em 07/11/2023 14:53
Prefeito Wladimir Garotinho no Folha no Ar
Prefeito Wladimir Garotinho no Folha no Ar / Genilson Pessanha
Os vereadores Fred Rangel (PSD) e Juninho Virgílio (União) usaram a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (22), para informar que as contas do exercício de 2022 do prefeito Wladimir Garotinho (PP) tiveram parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) para aprovação. No entanto, a recomendação, dada pelo corpo instrutivo do Tribunal e pelo Ministério Público de Contas, já encaminhada ao conselheiro relator, ainda vai à apreciação da Corte em plenário. Mesmo que haja uma decisão final futura no TCE, todas as contas precisam ir à votação na Câmara Municipal para decisão definitiva.
O Blog solicitou mais detalhes ao TCE sobre o parecer favorável, assim como prazo para a apreciação pela Corte, e aguarda o retorno. Em cópia, que seria da recomendação e que o Caminhos teve acesso, sugere-se a emissão do parecer prévio favorável, que traria também algumas ressalvas, determinações e recomendações à prestação de contas.
O prefeito Wladimir se demonstrou confiante diante dos pareceres do corpo instrutivo do TCE e do MP de Contas, mas preferiu manter cautela. "É um ótimo indicativo, mas prefiro ainda não opinar pois falta ser referendado pelo plenário", afirmou.
Em novembro do ano passado, o Tribunal aprovou por unanimidade as contas do primeiro ano da gestão do prefeito Wladimir, como noticiou (aqui) a Folha1.
O parecer da Corte referente a 2021 ainda não foi votado na Câmara dos Vereadores, responsável pelo julgamento final. No entanto, a Casa só consegue reverter a recomendação do TCE se tiver os votos de 2/3 dos vereadores — 17 dos 25, no caso do legislativo campista.
Neste ano, em meio às polêmicas, a Câmara aprovou as contas dos últimos anos das gestões da ex-prefeita Rosinha Garotinho (União) (aqui) e do ex-prefeito Rafael Diniz (Cidadania) (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]