Americano mandará seus jogos da Série A2 do Estadual no Aryzão, em Campos
Matheus Berriel 14/04/2023 18:27 - Atualizado em 14/04/2023 23:21
Ano passado, Cano enfrentou o Volta Redonda no estádio
Ano passado, Cano enfrentou o Volta Redonda no estádio / Foto: Matheus Berriel
O estádio Ary de Oliveira e Souza, do Goytacaz, será a casa do Americano na Série A2 do Campeonato Estadual. Um contrato de comodato foi firmado entre os clubes para que o Aryzão seja utilizado pelo Alvinegro durante toda a competição, que vai de 13 de maio a 16 de agosto. O contrato prevê a realização de treinos e jogos, evitando que o clube tenha que atuar em Cardoso Moreira, como ocorreu nos últimos anos. A estreia está marcada para o dia 13, contra o Olaria.
Segundo o documento, o comodato se dá “por amizade recíproca entre a atual gestão do Goytacaz Futebol Clube e o presidente Vagner Xavier (do Americano)”. Não se estenderá após o término na Série A2, tendo em vista a saída de Vagner do cargo. Também consta no contrato que “não houve, não há e não haverá qualquer tipo de participação de políticos, interferência política, solicitação alguma sequer de algum poder público”.
O contrato prevê a utilização do gramado, dos vestiários, de todas as arquibancadas de alvenaria, dos sanitários, do auditório Edalmo Nunes de Souza para palestras e reuniões, do salão de festas e da cozinha da sede social alvianil, para os fins que se fizerem necessários. Apenas a arquibancada social e a tribuna de honra serão exploradas comercialmente pelo Goytacaz, autorizado a cobrar R$ 50 e R$ 100, respectivamente, para o acesso aos setores por quem já estiver no interior do Aryzão. Também será do Goytacaz o lucro com vendas em bares e trabalhadores ambulantes. A presença de equipes de segurança e socorro médico em eventos será responsabilidade do Americano. O Goyta, por sua vez, garante o fornecimento de água potável e energia elétrica em todas as áreas exigidas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), exceto os refletores de iluminação noturna, que devem ser testados anteriormente, devido ao longo período em que não são utilizados. A parceria entre os rivais também resultou no empréstimo de três atletas do Goytacaz ao Americano. O lateral-direito Heitor, o zagueiro Renan e o volante Samuel já estão integrados ao elenco alvinegro, que realiza pré-temporada no Centro de Treinamento Eduardo Viana, em Guarus.
A atual parceria é a continuidade de uma iniciada em agosto do ano passado, quando o Goytacaz permitiu ao Americano o uso do Aryzão até o fim da temporada. Isso só ocorreu uma vez, na semifinal da Copa Rio, devido à eliminação alvinegra para o Volta Redonda. Na época, porém, o Cano custeou a emissão do laudo dos bombeiros para que o estádio voltasse a receber jogos profissionais com público, além ter dado apoio logístico e custeado pequenos ajustes, como a troca da lona dos bancos de reservas. Desta vez, segundo o contrato, não houve contrapartida.
Leia também:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS