Dia Laranja com ato de conscientização em Campos
25/02/2021 17:36 - Atualizado em 25/02/2021 17:37
A Prefeitura de Campos, através da Subsecretaria dos Direitos da Mulher, realizou nesta quinta-feira (25) o Dia Laranja, uma ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja é uma iniciativa que busca alertar para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. O evento aconteceu no quiosque, montado na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que cedeu o espaço.
Ação conta com a participação de outros equipamentos de proteção às mulheres como Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher, Patrulha Maria da Penha e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Os profissionais informam aos cidadãos campistas sobre o ato de conscientização sobre o fim da violência contra a mulher por meio de panfletagem e orientações.
A subsecretária dos Direitos da Mulher, Josiane Viana, reforça e apoia este movimento, e convida a todos para se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres, não apenas no dia 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas todos os meses.
“A ONU Mulher enxergou essa necessidade de pegarmos o dia 25, que era só em novembro, e tornar o dia laranja em todos os meses, fazendo ações que contribuam para que minimize a violência contra a mulher ou até acabar com esse tipo de atitude. Trouxemos para o município e foi nossa primeira ação. Estamos formando parcerias com instituições, entidades e comércio para não conscientizar, mas também empoderar a mulher, onde tratamos sobre a economia financeira e a dignidade para tocar a própria vida“, destacou Josiane.
A psicóloga da Subsecretaria dos Direitos da Mulher, Aline Gomes, informa como funciona o atendimento. “Recebemos a mulher que sofreu violência e já passou pela Delegacia ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) onde foi feito o primeiro atendimento, e nós mostramos a mulher que ela terá ajuda, trabalhando a conscientização que quem tem a culpa é quem agride e não quem sofre a violência, e com diversos profissionais em conjunto para auxiliar a mulher da melhor forma”, declarou a psicóloga Aline Gomes.
A Cabo PM, Aline Carlos, explica como funciona a Patrulha Maria da Penha. “A Patrulha Maria da Penha funciona como fiscalização de medida protetiva. Neste caso, a violência já ocorreu, e a mulher já passou por todos os meios. A gente faz o acolhimento, com amparo psicológico e social, garantindo que o autor não se aproxime da vítima, e, caso ocorra, terá medidas mais drásticas”, destacou a CB PM, Aline.
A gerente Psicossocial da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, Anne Cardoso, explica como funcionará mais um equipamento em defesa da mulher. “A Subsecretaria dos Direitos da Mulher foi implantada em janeiro e traz um objetivo maior que é a acessibilidade da mulher em todas as áreas que ela se sinta violada. O Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM), que está previsto a ser implementando no mês de março, será referência de atendimento para a mulher violentada e os filhos. Neste caso, garantindo o direito de serviços especializados para empoderar e superar essa violação de direitos”, informou Anne.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS