Os Italianos na História do Vinho Brasileiro
- Atualizado em 17/02/2020 10:37
COLUNA DE VINHOS
 
Por João Ricardo Rodrigues
É inegável a influência e a importância dos imigrantes italianos na história e na evolução da vitivinicultura brasileira. Ao final do século XIX, D. Pedro II fomentou a vinda de imigrantes europeus para o Brasil e ofereceu aos italianos lotes na região sul do país, que poderiam ser pagos por preços quase simbólicos e com prazos muito longos. A maioria dos imigrantes italianos tinha como região de origem províncias do norte, sendo os principais grupos os vênetos, trentinos e lombardos. Junto com eles vieram a cultura e a tradição do cultivo, elaboração e consumo do vinho. Também trouxeram, nas bagagens, mudas autóctones das regiões da Itália. Porém, as condições climáticas e a falta de expertise em cultivar essas mudas no solo brasileiro, acabaram levando ao fracasso as tentativas de cultivo dessas castas. Isso levou à busca por novas castas, que se adaptassem melhor ao nosso clima e solo. No caso, foram as uvas americanas, que deram origem aos vinhos de mesa. 
Com a evolução das técnicas e domínio do cultivo no solo brasileiro, as castas italianas voltaram a cena, agora como estrelas dos vinhos finos. Hoje, temos diversas castas que estão sendo cultivadas, com destaque nos terroirs gaúchos e catarinenses.
Com toda essa história e a importância da influência italiana na nossa vitivinicultura, resolvemos abordar em nossos artigos alguns vinhos brasileiros elaborados com castas italianas e falar um pouco das características das uvas, do terroir e das vinícolas.
As Uvas 
Agora veremos duas uvas: a Lagrein e a Rebo.
A casa da uva Lagrein é o nordeste da Itália, na região de Trentino - Alto Adige, que são áreas demarcadas como denominações de origem controlada para essa casta. Os vinhos elaborados com a Lagrein geralmente apresentam coloração profunda, são aromáticos frescos e de boa acidez. Com as modernas técnicas de cultivo, as adversidades foram superadas e hoje podemos encontrar a Lagrein em outras regiões como Austrália, na California (EUA) e no Brasil, na Região Sull.
 
A uva Rebo também tem origem no nordeste da Itália, na Província de Trento. Ela é uma uva híbrida, resultado do cruzamento da Merlot com a Teroldego, criada pelo agrônomo Rebo Rigotte, daí a origem do nome Rebo. É uma uva de casca muito escura, de maturação tardia, de onde são elaborados vinhos encorpados e aptos ao amadurecimento em barricas.
 
A Vinícola
 
A Vinícola Barcarola Butique localiza-se no Vale dos Vinhedos, principal rota enoturística do Brasil. Está a apenas 120 km de Gramado e a 7 km da cidade de Bento Gonçalves, referência na produção de uvas, sendo considerada a capital brasileira da uva e do vinho.
 
A vinícola Barcarola Butique é uma empresa familiar, constituída pela família Petrolli, originaria na cidade de Cimone, Província de Trento, norte da Itália. Nesta cidade, a família Petrolli cultivava vinhedos e produzia vinhos. Porém, em 1877, parte da família decide emigrar para o Brasil em busca de novas oportunidades. A emigração foi um acontecimento que marcou a comunidade italiana, os laços fraternais e familiares foram rompidos e a saudade contagiou os corações dos que permaneceram na Itália.
 
Por isso, em 1885, na Itália, familiares e amigos criam a Barcarola, carro alegórico em forma de barco construído para homenagear pessoas que partiram de Cimone rumo ao Brasil. Cantando canções que lembravam a emigração percorriam as ruas de Cimone e de Trento, como se estivessem atravessando o oceano e vindo ao Brasil, ao encontro de seus compatriotas, numa homenagem singela e afetuosa. Desta forma, tornou-se uma festa tradicional da região de Trento, perpetua-se ano após ano, sendo uma festa já centenária e uma das mais importantes no calendário de eventos daquela região. A Vinícola Barcarola é uma extensão desta festa, com intuito de relembrar e homenagear a emigração. Foi a Barca quem trouxe a tradição, a arte e o conhecimento em elaborar vinhos. Trouxe, também, as primeiras mudas e os primeiros viticultores.
 
 
 
A vinícola está instalada na casa antiga da família, situada junto aos vinhedos. Suas paredes são de cantaria e parte das dependências são subterrâneas, mantendo a temperatura ambiente em padrões perfeitos para a vinificação e o amaduramento dos vinhos. A proximidade com o vinhedo possibilita o imediato processo de elaboração, afastando qualquer possibilidade de oxidação das uvas.
 
A vinícola tem como conceito de trabalho produzir uvas e elaborar vinhos em pequena quantidade, com produção limitada e controlada, tornando-se parceiros da natureza, respeitando-a e utilizando seus recursos através de técnicas cientificamente comprovadas, fazendo interagir, na sua plenitude, clima, solo, uva, homem e vinho.
 
 
"Para nós, da família, o cultivo das vinhas e a arte da elaboração de vinhos é um dom, uma paixão, algo que temos ao natural dentro de nós. E a cada taça de vinho que elaborados, nos sentimos realizados. É algo que vai além da satisfação material, pois nossas ambições retratam o amor e a dedicação pessoal e profissional".
 
 
 
 
 
O Terroir
 
Os vinhedos da Vinícola Barcarola Butique localizam-se no Vale Aurora, vale que dá segmento ao Vale dos Vinhedos e que por isso faz parte do seu mapeamento geográfico. O vale possui uma topografia particular, sendo que a altitude varia de 200 a 500 metros acima do nível do mar. Em média, o declive fica em torno de 25 a 30% ideal para o cultivo de uvas, pois a água não permanece em excesso no solo. Os índices pluviométricos são excelentes, destaca-se o déficit hídrico, durante o período de maturação, fator determinante para a redução do vigor vegetativo, e o aumento de hormônios favoráveis ao amadurecimento. O solo é de coloração particularmente escura, favorecendo a maturação das uvas, a concentração de cor, de aroma, a obtenção de taninos e toda a concentração polifenólica, pois absorve melhor o calor, fator determinante para o aumento da fotossíntese. Na sua composição, possui o balanço ideal entre macro e micro elementos, dando o equilíbrio adequado para as vinhas. As condições climáticas do Vale Aurora são particularmente positivas para obtenção de vinhos com alto padrão de qualidade. Além de ter um solo com excelentes características, possui uma amplitude térmica favorável. No período de maturação a temperatura diurna varia dos 16 aos 37 graus e a exposição dos vinhedos aos raios solares é longa, também ideal para a realização da fotossíntese.
 
Estas características peculiares constituem o terroir que é a integração entre solo, aspectos climáticos e tratos culturais, fatores que definem e determinam a tipicidade do produto. Os Vinhos Barcarola possuem um terroir típico, particular, dando aos seus produtos características sensoriais e gustativas especiais.
 
Informações e fotos obtidos no site da vinícola.
 
www.vinicolabarcarola.com.br/
 
Os Vinhos
 
Barcarola Specialità, Lagrein, safra 2016
 
Cor, rubi intenso, brilhante, límpido e lagrimas firmes;
 
 
 
No nariz, vem frutas vermelhas, framboesa e cereja, ervas finas com o tempo na taça apresentou de frutas em compota e algo mineral.
 
Na boca, vinho equilibrado, médio corpo com um final agradável de média persistência.
 
 
 
Foto 6
 
Harmonizado com Lasanha à bolonhesa
 
Tipo de solo: Basáltico-argilo-arenoso
 
Produção: 2,5kg por planta
 
Safra: 2016
 
Teor Alcóolico: 13% Vol.
Quantidade elaborada: 2.100 garrafas numeradas
 
Harmoniza: Carnes brancas, massas, lasanha ao forno, ravióli, risotos, queijos e diversos outros pratos da gastronomia mundial.
 
 
 
Barcarola Specialità, Rebo, safra 2017
 
No visual, rubi com reflexos violáceos, límpido e lagrimas firmes;
 
 
 
 
 
Foto 7
 
No nariz, precisa de um tempo na taça para apresentar os aromas, frutas vermelhas maduras, morango e ameixa e especiarias;
 
Na boca, equilibrado, boa estrutura, corpo médio os 14% de álcool estão bem integrados, fina com persistência média.
 
 
 
 
Harmonizado com medalhãode filé mignon grelhado
 
Tipo de solo: Basáltico-argilo-arenoso
 
Produção: 2,5kg por planta
 
Safra: 2017
 
Teor Alcóolico: 14% Vol.
 
Quantidade elaborada: 1.400 garrafas numeradas
 
Harmoniza: Massas, carnes, embutidos defumados, queijos e diversos outros pratos da gastronomia mundial.
 
 
 
Na minha opinião, dois excelentes vinhos, que com certeza colocaria na mesa para receber os amigos, pois agradaria dos iniciantes aos mais experientes. Pode apostar nesses dois, pois não se arrependerá!!!!!
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]