Luan Santana em Atafona
04/01/2020 10:05 - Atualizado em 08/01/2020 16:51
Luan Santana se apresenta neste domingo
Luan Santana se apresenta neste domingo / Divulgação
Fechando o primeiro final de semana de 2020 em São João da Barra, o cantor Luan Santana deve atrair milhares de pessoas, na noite deste domingo (5), ao Balneário de Atafona. Ele é uma das principais atrações da programação de verão montada pela Prefeitura. O show de Luan Santana está marcado para as 17h, com o cantor de sertanejo universitário Lorran Villaça se apresentando em seguida. Ele falou com a Folha sobre o show deste domingo e as recentes indicações a prêmios. 
Folha - Devido a alguns shows recentes, o cantor criou certa relação com a cidade de Campos. Como é retornar à região, agora para cantar no Balneário de Atafona?
Luan Santana - É sempre muito especial. O público fluminense me recebe, desde o começo da minha carreira, com muito carinho.
Folha - Qual será o repertório do show do próximo domingo? O show faz parte de alguma turnê específica?
LS - O repertório do meu DVD "Viva", sem esquecer dos sucessos que marcaram minha carreira.
Folha - Recentemente, "Live-Móvel" foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja,. prêmio que acabou vencido por Marília Mendonça. Apesar de não ter recebido o prêmio, o que representou a indicação?
LS - É o que costumo dizer sempre, meu maior prêmio é o reconhecimento dos meus fãs. Eles são toda a representatividade de minha carreira. Ter sido indicado a um importante prêmio desse, claro que, é muito especial. Sou grato.
Folha - O show do Luan é um dos mais aguardados da programação do Verão 2020 em São João da Barra, que conta com vários shows nacionais. Como pode ser avaliado o momento de Luan numa carreira avassaladora como um “Meteoro“, título de um dos seus primeiros sucessos?
LS - Avalio como uma fase muito importante a cada ano. São quase 12 anos de carreira e a cada ano que passa sinto cada vez mais o amadurecimento e o reconhecimento de público e crítica.
Talento que se mostrou desde a infância
Precisar quando a historia do cantor Luan Santana começou e tarefa difícil. Nascido 13 de marco de 1991, já aos três anos de idade, na sua cidade natal, Campo Grande-MS, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das musicas sertanejas que não parava de cantar. Clássicos como “Muda de vida”, “Chico Mineiro” e “Cabocla Tereza” eram interpretados por Luan. Percebendo o seu talento, o pai deu de presente um violão, com objetivo de incentivar ainda mais o pequeno cantor. A partir desse momento, as apresentações ganharam uma atração a mais. Luan cantava e tentava dedilhar algumas notas musicais no instrumento, que se tornou inseparável desde então.
Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan Santana fez uma festa, onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari (MS), cidade natal dos seus pais, vizinha a Campo Grande. A principal musica do repertorio escolhido para aquele dia foi “Falando Sério”.
Com um gravador amador, o show feito foi registrado como o primeiro CD, que não agradou ao artista e terminou quebrado por ele, insatisfeito com a qualidade do som. Mas um amigo ficou com a cópia e acabou colocando-a no Youtube. Rapidamente o material foi espalhado, com boa aceitação do público, que começou a pedir as músicas em rádios de Mato Grosso do Sul, Goias, Rondônia e Parana.
A primeira aparição em um palco se deu em 11 de agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista (MS). À época, Luan ainda não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma musica em estúdio, mas foi contratado devido ao sucesso feito nas rádios com “Falando Serio”. Daí em diante, a agenda pessoal começou a ser dividida entre os estudos e shows, que começaram a ser marcados. Com muitos compromissos, gravou seu segundo CD em diversas cidades, durante shows.
No verão de 2009, Luan despontou, quebrando recordes de público em diversos municípios. Em agosto daquele ano, foi convidado a participar da Festa do Peão de Barretos-SP e cantou para um público de 50 mil pessoas. Aquele ano foi fechado com a marca de 300 shows pelo Brasil, numa média de 25 apresentações por mês e elogios da mídia especializada. Não demorou para que explodisse a música “Meteoro”, símbolo do início do sucesso de sua carreira.
Em setembro do ano passado, uma década após a aparição inicial e já acumulando vários prêmios, Luan Santana foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum da música sertaneja, com seu EP “Live-Móvel”, lançado em 2018. Acabou desbancado por Marília Mendonça, mas a indicação simbolizou a regularidade de seu sucesso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS