Secretaria de Cultura de Macaé destaca ações de 2019
03/01/2020 15:04 - Atualizado em 08/01/2020 16:50
Orquestra Popular de Macaé se apresenta no calçadão da Rui Barbosa
Orquestra Popular de Macaé se apresenta no calçadão da Rui Barbosa / Divulgação/Secom Macaé
O ano que passou trouxe significativas realizações para o setor público cultural de Macaé. A licitação e a aquisição de instrumentos e acessórios musicais para a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e a introdução das aulas de circo no espaço CriaSana, na Região Serrana, são exemplos dos investimentos feitos pela secretaria municipal de Cultura visando à dinamização e diversificação dos trabalhos em 2019. Outro destaque foi a compra de um projetor e telão inflável, que possibilitou desenvolver o projeto Cinema de Rua e levar a sétima arte até o público em diversos locais.
A aquisição de 100 instrumentos e acessórios para os cursos de música da Escola de Artes promoveu a ampliação de ofertas de vagas a um maior número de alunos que vão ingressar em 2020. A Emart recebeu ainda uma revitalização nas dependências internas com pintura das salas, e também a instalação de 80 novas carteiras, propiciando a inauguração de mais duas aulas teóricas. Cerca de 120 itens de circo como pernas de pau, equipamentos de malabares e slacklines — comprados no final de 2018 — foram entregues em 2019 no Sana, em Glicério e na Escola de Artes, para atender às crescentes demandas dessas comunidades.
De uma forma permanente, o projeto Cinema na Rua trouxe diversificação e descentralização da cultura na cidade, assegurando inclusive a democratização do Festival de Cinema Francês Varilux. Levada pela primeira vez ao Teatro Municipal, a programação foi transmitida ainda nas orlas das praias Campista e dos Cavaleiros, nos bairros Malvinas e Nova Holanda e distritos de Glicério e Sana.
— Há um esforço grande em nossa gestão de facilitar o acesso à cultura com o objetivo de alcançar o máximo possível de moradores. Tanto os projetos fixos como os eventos têm sido elaborados nesse sentido, como aconteceu na comemoração do Dia das Crianças, durante todo o mês de outubro, envolvendo um variado combo de atividades, entre elas espetáculo circense e oficina de brinquedos com materiais recicláveis. Nossa intenção é continuar investindo nestas ações e trabalhar para a realização de festivais —ressaltou o secretário Thales Coutinho.
Teatro Municipal
Devido ao período de manutenção anual e reparo completo no sistema de ar condicionado, o Teatro Municipal de Macaé foi reaberto em 2019 no mês de maio. Tendo condições apropriadas e um melhor conforto para os elencos e o público, o teatro recebeu dezenas de atrações internas e externas, e um público geral em torno de 22.600 pessoas. No local, foram apresentadas inúmeras atrações para públicos diversificados. Foram peças teatrais, stand-ups, musicais, apresentações de corais, shows de academias de dança e das escolas municipais de Arte e de Dança,  que levaram diversão aos macaenses. O Teatro atendeu também a uma notável demanda externa, garantindo casa lotada durante toda a etapa de funcionamento.
Polo Fronteira
Fechando o ano letivo, o Polo de Cultura da Fronteira cumpriu sua meta de apresentar o segundo espetáculo no Teatro Municipal de Macaé para 300 espectadores. Dez turmas nas modalidades balé, jazz, baby class, dança de rua, Kpop e capoeira estiveram no palco com um elenco de 200 alunos, entre crianças e jovens de 5 a 18 anos, em sua maioria. Adultos também emocionaram a plateia em 150 belos figurinos confeccionados na comunidade e com coreografias bem ensaiadas.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS