Cabral assina delação com PF
16/12/2019 20:06 - Atualizado em 08/01/2020 14:09
O ex-governador Sérgio Cabral (MDB) assinou acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF). A informação foi publicada nesta segunda-feira pelo site do jornal O Globo. O material foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e precisa da homologação do ministro Edson Fachin para ser válido. Pelo acordo, mantido sob sigilo, Cabral se comprometeu a devolver R$ 380 milhões da propina recebida por ele nos últimos anos.
Previamente, a delação não preveria benefícios penais, como redução do tempo de prisão do ex-governador. Apesar da posição da Polícia Federal, segundo O Globo, o procurador-geral da República Augusto Aras se manifestou contra a homologação.
Em sua manifestação, Aras argumentou que o ex-governador ocultou informações e protegeu pessoas durante a negociação do acordo com a Lava-Jato do Rio. Por fim, também alegou que Cabral pode ser considerado o líder da organização criminosa montada no governo do Rio, e, portanto, não poderia se beneficiar de um acordo de colaboração.
Durante dois meses de depoimentos prestados à PF, Cabral citou dezenas de políticos beneficiários do esquema de corrupção montado em seus governos no Rio. Chamou a atenção dos investigadores uma outra frente citada nos seus depoimentos: o Judiciário. Cabral narra nos depoimentos sua relação com ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com o processo de indicação deles aos seus atuais cargos. É por isso que a delação precisa ser homologada no STF, já que esses ministros possuem foro privilegiado perante a Suprema Corte. Os nomes delatados são mantidos sob sigilo.
Fontes com acesso aos depoimentos afirmam que há poucas provas documentais, mas que o ex-governador fornece caminhos de provas para diversos dos seus relatos. Dizem ainda que as informações prestadas por Cabral sobre o Judiciário seriam suficientes para novas frentes de investigação na Lava Jato. Preso desde novembro de 2016 e já denunciado 30 vezes pelo Ministério Público Federal, Sérgio Cabral já foi condenado 12 vezes na Lava-Jato e suas penas somadas superam 267 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS