Orientações sobre cuidados com áreas de preservação
21/12/2019 14:48 - Atualizado em 08/01/2020 16:28
Cuidados com áreas de preservação em SFI
Cuidados com áreas de preservação em SFI / Ascom SFI
Com a chegada do verão, o número de pessoas aumenta em São Francisco de Itabapoana, com destino ao litoral da cidade. Para receber bem os turistas e manter a preservação do ecossistema das praias, a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) traz orientações e alerta sobre os cuidados que todos devem ter.
Carros e motos não podem estacionar na orla, nem trafegar na faixa de areia de praia, pois além de colocar em risco a segurança dos banhistas e demais frequentadores, também prejudicam os ecossistemas costeiros, os quais são extremamente frágeis e de alta relevância ecológica e paisagística.
Outra recomendação dada foi sobre a extração irregular de areias das dunas nas praias. O técnico ambiental Douglas Ferreira faz um alerta sobre esse tipo de prática. “Quem extrai areia das praias prejudica o meio ambiente local, porque retira a vegetação que protege as dunas e ainda comete crime contra a União”, pontuou.
Além disso, há ainda outros tipos de agravantes. “Antes de curtir a pleno volume nas praias, é preciso ter bom senso e ficar atento aos limites, pois poluição sonora é crime ambiental”, esclareceu a secretária de Meio Ambiente de SFI, Luciana Soffiati.
O agente de fiscalização ambiental Marcelo Cardoso destaca as consequências para o infrator. “É bom lembrar que todos os crimes ambientais descritos são passíveis a multa, que será calculada segundo os critérios do Código Penal e pode chegar até R$ 50 milhões, conforme artigo 75 da lei Federal de crimes ambientais”, alertou.
A Sema informa que, em caso de denúncia, é só ligar 190 ou para o canal verde: (22) 98161-6713. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS