Casas seguras durante as férias
Virna Alencar 21/12/2019 16:57 - Atualizado em 08/01/2020 16:08
Fernando César Ribeiro Flor colocou grades em portas e janelas
Fernando César Ribeiro Flor colocou grades em portas e janelas / Virna Alencar
Veranear no litoral e aproveitar a estação mais quente do ano ao lado de familiares e amigos é o que a maioria deseja no período de verão. Mas, na ausência dos donos, criminosos aproveitam para agir, furtando utensílios domésticos, eletroeletrônicos, entre outros objetos de valor. Para evitar surpresas a Polícia Militar listou medidas de proteção e ações simples que podem evitar prejuízos, entre elas: instalação de grades, colocação de dispositivos de segurança, como alarmes e sensores de presença e destinar alguém de confiança para fazer manutenção da casa nos dias de ausência.
O bombeiro aposentado Fernando César Ribeiro Flor, de 59 anos, mora no distrito de Ururaí e tem casa na praia de Grussaí, em São João da Barra. Para se prevenir e reforçar a segurança no período de veraneio, ele investiu na colocação de grades em portas e costuma contar com ajuda dos vizinhos.
— Há três anos eu e minha família curtimos a alta temporada na praia. Aqui em casa a segurança é reforçada com grade em portas e janelas. Agora, vou colocar grades na casa da praia. Quando acaba o movimento de verão os cuidados passam ser na casa de veraneio. Não deixo objeto de valor na casa e os eletrodomésticos como fogão e geladeira são antigos. Tanto em Campos quanto em SJB, uso da boa vizinhança e qualquer movimento estranho eles fazem contato comigo. Graças a Deus nunca aconteceu dos meus imóveis serem arrombados, mas se prevenir nunca é demais — disse.
Em vários bairros de Campos, casas já dão sinal de estar vazias, especialmente nos finais de semana, o que aumenta a chance de arrombamentos. Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro, algumas medidas simples podem tornar as casas menos suscetíveis às ações de bandidos. Ele destacou a importância de criar meios para mostrar ao criminoso que tem interesse em invadir, que o imóvel está com movimento e que ele pode ser surpreendido. “Entre as recomendações é destinar alguém que faça a manutenção do imóvel, que possa varrer a frente da casa, retirar as correspondências, por exemplo. Tudo aquilo que der sinal de abandono é importante que seja retirado. Se não tiver familiares próximos que possam frequentar a casa, uma sugestão é deixar os vizinhos em alerta”, disse.
O comandante informou que o 8º BPM diariamente trabalha com análise criminal e, por isso, destacou a importância do registro de ocorrência quando ocorre o fato delituoso. Para acionar a PM, tanto nas praias quanto na área central, basta discar 190.
Dispositivos de segurança para prevenção
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2016, foram registrados em Campos, 15 roubos a residências e 24 em estabelecimentos comerciais. Em 2017, foram 11 em residências e 15 no comércio. Em 2018, 35 residências foram alvos e 125 comércios. A expectativa das autoridades é estabelecer o controle dos indicadores em 2019.
Outras dicas de segurança para quem vai viajar estão a checagem do funcionamento de portas e janelas; a instalação de travas de segurança, trincos e cadeados nos pontos mais vulneráveis; e a instalação de grades, preferencialmente internas e nas portas e janelas dos fundos. Se possível, a recomendação é colocar dispositivos de segurança, como alarmes e sensores de presença, além do reforço à tranca normal de janelas e portas.
Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, que podem ser usadas para arrombamentos. Para aqueles que já possuem algum sistema eletrônico de segurança, alguns cuidados são fundamentais. Um deles é informar a companhia de monitoramento sobre a ausência da família, além de checar se os equipamentos estão com funcionamento e adequadamente instalados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS