Petrobras conclui venda de 50% de Tartaruga Verde e Módulo III de Espadarte
27/12/2019 19:36 - Atualizado em 08/01/2020 16:01
Agência Brasil
A Petrobras finalizou hoje (27) a venda de 50% dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde (concessão BM-C-36) e do Módulo III do campo de Espadarte para a Petronas Petróleo Brasil, subsidiária da Petroliam Nasional Berhad (Petronas).
A operação foi concluída com o pagamento de US$ 691,9 milhões para a Petrobras, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato. A companhia já havia recebido US$ 258,7 milhões a título de depósito na data de assinatura, em abril de 2019.
O gerente executivo de Águas Profundas da Petrobras, José Marcusso, destacou a importância da parceria nos campos de Tartaruga Verde e do módulo III de Espadarte: “A parceria com a Petronas, empresa integrada e de porte, está alinhada à estratégia da Petrobras de buscar parcerias que agreguem valor aos seus ativos de interesse em águas profundas e ultraprofundas”.
Para diretor geral da Petronas, Azman A. Aziz, a operação confirma o avanço da Petronas no negócio de petróleo na América do Sul. Além de Tartaruga Verde e do módulo III de Espadarte, a empresa adquiriu três blocos recentemente, em licitação no Brasil. “Esperamos que essa nova parceria com a Petrobras também atenda às expectativas do setor de energia brasileiro”, declarou.
Essa operação traz um novo player em E&P para o Brasil e reforça a estratégia da Petrobras de atuação em parcerias em E&P em águas profundas. A transação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os acionistas.
Sobre os campos
A Petrobras manterá 50% de participação e a operação dos campos. O campo de Tartaruga Verde iniciou sua operação em 22/06/2018 e produz atualmente cerca de 103 mil bpd de óleo e 1,2 milhão de m³/dia de gás. O Módulo III é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o campo de Tartaruga Verde, com previsão do primeiro óleo em 2021.
Sobre a Petronas
Fundada em 1974, a Petronas é uma multinacional malaia totalmente integrada de petróleo e gás, que figura entre as maiores companhias da Fortune Global 500®. Como detentora dos recursos nacionais de petróleo e gás da Malásia, a Companhia explora, produz e entrega energia para atender à crescente demanda da sociedade. A demanda crescente por energia inspira e fortalece o objetivo da Companhia de buscar constantemente novas soluções e ultrapassar fronteiras em direção a um futuro de energia sustentável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS