Ação solidária com arte e cultura
Paula Vigneron 23/12/2019 19:00 - Atualizado em 08/01/2020 13:56
Uma das atrações da noite será Dom Américo
Uma das atrações da noite será Dom Américo / Divulgação
Músicos de Campos se reúnem, na noite da próxima quinta-feira (26), para a realização do primeiro “Eremita Solidário — Ajudando a quem mais precisa”, um evento beneficente que visa a auxiliar os internos do São José Operário. O educandário é voltado para assistência a deficientes visuais do município e da região. A programação será promovida a partir das 20h, no Eremita Bar, que fica na rua Visconde de Itaboraí, 157, no Parque Rosário, e contará com a participação de Rico Sardinha, Marcelo Benjá, Dom Américo, Alba Valéria, Reubes Pess, Pedro Maia e França Motta. Para a entrada, a organização pede que sejam doados, no mínimo, dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao educandário.
Proprietário do espaço e organizador do evento, Pedro Henrique Barreto explicou que a iniciativa surgiu com um propósito de solidariedade e, também, para comemorar os três anos de inauguração do espaço, completados no mês passado.
— A gente está fazendo esse evento pela primeira vez. A gente sempre teve a intenção de fazer um evento beneficente. Esse ano, por meio de conversas com alguns amigos, a gente ficou sabendo que o São José Operário está necessitando bastante (de doações). Fomos lá, fizemos visita, conversamos com algumas pessoas, vimos a situação em que está. Nós nos sensibilizamos e resolvemos ajudar esse grupo — contou.
De acordo com Pedro, a escolha pelo São José Operário está relacionada ao momento de dificuldades financeiras, sem auxílio de verbas públicas, pelo qual passa a instituição.
— São pessoas que precisam. Também é uma forma de agradecimento por mais um ano. Sempre quisemos ajudar uma instituição. Isso está no nosso DNA. Então, aproveitamos o momento natalino, no qual as pessoas estão mais propensas a ajudar, e resolvemos fazer o evento para encerramento do ano. Também é uma forma de agradecimento aos artistas, aos músicos que estão lá com a gente — afirmou.
Para o empresário, apesar das dificuldades relacionadas à realidade financeira pela qual passa não apenas o município, mas também o país, há muitos motivos para comemorar.
— O evento é também o fechamento de um ano bom. Então, nada mais justo do que passar isso para frente e ajudar quem realmente precisa, que é o slogan do evento. Temos ideia de fazer outro no próximo ano. Enquanto o Eremita existir, a gente vai estar nessa vibe. É o primeiro de muitos, com certeza — assegurou o proprietário.
História — Fundado em 1º de maio de 1963, o Educandário São José Operário é uma associação filantrópica mantida com convênios firmados com o poder público, com ajuda da sociedade e doações de diversos tipos de materiais. O objetivo da instituição é reabilitar, capacitar e incluir o deficiente visual na comunidade.
O espaço oferece atendimento com facilitadores para baixa visão, escrita cursiva, estimulação precoce e essencial, orientação e mobilidade, atendimento pré-braille, Sistema Braille de Ensino, Soroban, atendimento educacional especializado, educação ambiental com jardim sensorial, biblioteca, dança e experimentação corporal, informática adaptada, aulas de bateria e percussão, modelagem em argila e Psicologia. Há ainda atividades com uso do cavalo, pedagogia, serviço social, cursos de braille e Soroban para os familiares dos assistidos e a comunidade em geral. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS