Ossos de pessoas escravizadas voltam a aparecer na praia de Manguinhos, em SFI
Maria Laura Gomes 27/11/2019 10:10 - Atualizado em 03/12/2019 13:11
Ossada foi encontrada por moradores de Manguinhos
Ossada foi encontrada por moradores de Manguinhos / V Notícias
Ossos humanos atribuídos a pessoas escravizadas voltaram a aparecer na praia de Manguinhos, no município de São Francisco de Itabapoana, na tarde dessa terça-feira (26). O local é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um importante sítio arqueológico.
O Iphan foi informado sobre o ocorrido na manhã desta quarta-feira (27) e a equipe de arqueólogos foi acionada, mas ainda não foi ao local. Parte da ossada permanece na praia e a outra parte pode ter sido retirada por curiosos ou levada pelo mar. O Iphan orienta a quem encontrar material em sítios arqueológicos, como no caso de Manguinhos, que preserve o local e acione o órgão imediatamente pelo telefone (21) 22337176. 
Por meio de nota, o Iphan também informou que solicitou à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana que, dentro do possível, isole a área até que o arqueólogo do instituto chegue ao local para fazer a análise e o recolhimento do material. A Prefeitura informou que a área foi isolada pela polícia.
Desde os anos 70, ossadas humanas são encontradas na praia de Manguinhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS