Comoção na missa de sétimo dia de Pedro Machado
Daniela Abreu 21/11/2019 20:30 - Atualizado em 26/11/2019 14:37
A missa de sétimo dia em memória de Pedro Machado, filho da prefeita de São João da Barra, Carla Machado, foi celebrada na tarde desta quinta-feira (21) no Santuário Nossa Senhora da Penha, em Atafona. Amigos, autoridades municipais e de cidades vizinhas, como o prefeito de Campos, Rafael Diniz, participaram da celebração, levando uma palavra de conforto a prefeita sanjoanense. Pedro Machado faleceu em um grave acidente de carro, na madrugada do dia 15, na avenida XV de Novembro, no centro de Campos.
Mesmo com o tempo nublado antes do anoitecer, populares lotaram a rua ao lado da igreja e acompanharam a missa em cadeiras colocadas no lado de fora, para acomodar aqueles que se solidarizaram com a dor da família e também sentiram a perda do jovem Pedro.
Carla Machado (PP) tranquilizou as pessoas e pediu para que se lembrassem do Pedro com alegria.
— Pequei quando soube que meu filho tinha morrido. Falei: ‘porque não me levou junto, eu queria estar lá com ele, não tenho por que ficar’. Mas essa semana, debruçada nas fotos dele. Eu digo que estou até doida, porque eu ria, chorava, via vídeos e pensei muito e falei para poucos, porque eu me fecho muito, que quero que as pessoas lembrem de Pedro sorrindo. E que sorriam para ele, sorriam dele. Não me dêem pêsames não, sorriam sempre para o próximo, amem os irmãos. Isso aqui é passagem e eu falei aos que ficam preocupados comigo: podem deixar que eu não vou fazer nada contra mim, até porque eu quero ir para o céu para ficar junto com meu filho, com minha mãe — disse a mãe em seu luto.
O médico Benedito Marques, tio e padrinho de Carla Machado e tio-avô de Pedro, revelou um pouco do sentimento não só da família, mas de todos os cidadãos sanjoanenses que conviveram com o jovem. “Pedro um menino que não me consta que tivesse inimigo. Muito social, tinha uma índole muito boa e só fez amigos no seu curto viver. A gente não sabe que tempo havemos de viver, mas a morte dele, aos 21 foi prematura. Com saúde, enfrentava, como empresário, suas atividades com muita certeza. A vida é isso, não sabemos até onde vai. Não há hora marcada. Lamentavelmente essa mãe perde seu único filho. Vamos superar essa ausência. Esquecer não se esquece nunca”.
Rafael Diniz (Cidadania) levou sua palavra de conforto. “Carla é uma grande amiga, uma pessoa por quem eu tenho uma grande admiração e carinho, não apenas por ela, mas também pelo Fred, que é um irmão que eu tenho e por Carlos Guilherme. Eu estou aqui hoje para trazer o abraço da nossa cidade, mas acima de tudo como amigo, a essa mulher guerreira que ela sempre foi e que Deus possa cuidar dela. Esse tem sido meu pedido nos últimos dias, que Deus possa cuidar e dar força a essa mulher tão forte que ela é”, disse.
Ronaldo da Saúde (Pros), que é primo de Carla não encontrou palavras para expressar o momento de dor. “A palavra que nos conforta é a palavra de Deus. Só ele vai nos confortar porque é tanta emoção que a gente nem tem o que dizer.”
A vereadora Sônia Pereira (PT) não poupou palavras de carinho a Pedro. “A gente nem sabe o que dizer nessa hora. Era um menino excelente, muito querido por todos, em todo lugar. Vou uma perda que a gente não esperar. Um menino jovem com toda saúde e pique de trabalhar e correr atrás. Eu peço ao pai do céu que proteja ela e que ele nos aguarde, para a gente um dia se encontrar”.
Aluízio Siqueira (PP) levou apoio à amiga. “Temos que apoiar nossa amiga Carla nesse momento de grande tristeza e as palavras são força e fé. É o que ela precisa para superar essa situação que pegou a todos nós de surpresa, foi muito repentina, um jovem no início da vida. Ela tem que saber que pode contar com os amigos e para isso nós estamos aqui.”
Depois da missa em Atafona, Carla, acompanhada de amigos e parentes, se deslocou para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde outra missa foi celebrada, reunindo amigos do jovem, que residia em Campos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS