Exposição aberta até quinta-feira
23/11/2019 15:26 - Atualizado em 02/12/2019 13:40
Ascom Macaé
Prossegue até quinta-feira (28), no saguão do Centro Macaé de Cultura, a exposição fotográfica “Negrxs Brilhantes — passado, presente, futuro”, que faz parte do projeto “Relação entre a geografia e a ética no ambiente escolar”, da Escola Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto). Organizada pela professora de geografia Débora Santana de Oliveira, a mostra, produzida por cerca de 50 estudantes, conta com a atuação de alunos e profissionais da escola (auxiliares de serviços gerais e escolares, merendeiras e gestores), representando nas imagens personalidades da etnia negra que lutaram a favor da abolição da escravatura e outras, que são expoentes do universo acadêmico-científico.
As atividades pedagógicas do projeto se dividiram nos eixos socioemocional (aplicação de exercícios práticos-reflexivos) e artísticos (produção e realização de ensaio fotográfico. Para a exposição, os alunos, que se dividiram em atividades como produção, figurino, maquiagem, fotografia e apoio, estudaram e pesquisaram de maneira mais aprofundada a biografia dos cientistas no mundo e dos negros de destaque no Brasil. Os alunos, a professora Débora Santana e a assistente de fotografia Natiele Fernandes utilizaram a técnica Light Painting, em que o espaço na escola ficou no escuro, sem nenhum outro tipo de luz, além da luz da lanterna.
Na oportunidade, a professora Débora Santana trabalhou com o livro “Gênios da humanidade” e destacou, durante o projeto cultural-pedagógico, questões como valores éticos, empatia, reflexão sobre a prática cotidiana, identidade, preconceito, competências socioemocionais e as geografias emocionais. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS