Apoio a Startups: banca examinadora inicia análise de propostas
27/11/2019 21:26 - Atualizado em 02/12/2019 13:49
O Programa Municipal de Apoio a Startups foi sucesso de inscrições. Nessa terça-feira (26), a banca examinadora se reuniu para dar início à análise das 24 propostas enviadas no período de inscrição encerrado no último domingo (24). Lançado no início de novembro pelo prefeito Rafael Diniz, o programa vai apoiar 12 projetos inovadores em empreendedorismo de base tecnológica nas áreas de tecnologia de informação e comunicação, energia, saúde, educação, transporte, segurança e economia criativa.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, ressaltou que a quantidade de inscrições foi considerável, em especial neste momento de renovação econômica do município de Campos.
Nos próximos dias, será realizado o balanço dos projetos junto ao que foi proposto no edital para fazer a classificação das beneficiadas. Na primeira etapa, os contemplados vão contar com trabalho de mentoria durante os doze meses de incubação na TEC Campos incubadora de empresas. Em casos de equipe são aceitos até 5 componentes e a bolsa de um ano será paga para, no máximo, dois participantes por projeto. Os bolsistas também contarão com estudos de viabilidade técnica e econômica de produtos, processos ou serviços de base tecnológica ou de economia tradicional, com base na inovação.
— Esse é o grande propósito, fazer com que esses empreendimentos virem negócios escaláveis vendendo produtos e/ou serviços em todo o Brasil mas mantendo sua sede em Campos, gerando empregos e pagando impostos aqui no município — disse o superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, completando que há expectativas de novos editais para o próximo ano em vista do sucesso deste como política pública de desenvolvimento econômico.
Com maioria de propostas de negócios escaláveis e de serviços mobile, o apoio possibilitará que tecnologias desenvolvidas na cidade, importante polo universitário regional com potencial inerente a isso, possam ganhar o mundo.
— As gestões anteriores da prefeitura, não se preocuparam com isso, elas não tiveram esse olhar, elas fizeram mais do mesmo. Então a gente está começando um movimento, fomentando um ecossistema que tá crescendo e que vai dar um resultado positivo no futuro, dentro do discurso do que o próprio prefeito Rafael Diniz sugere, para além dos royalties, investindo em tecnologia — ressaltou Henrique da Hora, presidente da TEC Campos, que faz parte da banca examinadora.
O Programa Municipal de Apoio a Startups acontece por iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação através de termo de cooperação assinado entre Fundecam e TEC Campos. As atividades na TEC Campos começam em janeiro de 2020 e os projetos selecionados contam com suporte técnico e orientação para Plano de Negócios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS