Novembro Azul na pauta do Folha no Ar 1ª edição desta quarta-feira
13/11/2019 08:08 - Atualizado em 16/11/2019 12:43
“Tenho absoluta convicção de que a informação é a maior arma contra o câncer”. A afirmação é do médico Frederico Paes Barbosa, chefe do setor de Oncologia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), entrevistado desta quarta-feira (13) do Folha no Ar, da Folha FM. Na campanha do Novembro Azul, ele trouxe mensagens de conscientização e a necessidade de pacientes, sobretudo com mais de 50 anos, de realizar exames com frequência: tanto de sangue para aferir o índice do PSA e o de toque retal.
Para Frederico, as mudanças no estilo de vida da sociedade, bem como hábitos como uso do cigarro, atividade sexual mais liberada, produtos industrializados influenciam diretamente na incidência de câncer atualmente.
— A gente fala hoje que de 70% a 80% dos casos de câncer são relacionados aos fatores ambientais. Por isso, que a doença aumenta dessa maneira vertiginosa no mundo inteiro. Em 2030, infelizmente, o câncer vai ser a principal causa de morte do mundo. A gente precisa se informar, tomar medidas para evitar a doença e buscar o diagnóstico mais cedo — afirmou o oncologista.
Frederico destacou, ainda, o atendimento humanizado ao paciente com câncer. Ele citou o envolvimento de toda a equipe e as famílias nesse processo, além de voluntários, como um grupo de alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), que vai regularmente ao HEAA. Entre as ações que vão além da parte técnica, destaque para o “Canto da Alegria”, quando voluntários e funcionários da unidade hospital cantam com os pacientes e o já muito comentado “Sino da Esperança”:
— O “Sino da Esperança” é uma coisa que eu li que tinha em um hospital americano e pensei em fazer no Álvaro Alvim, achei muito bacana a ideia. É um sino que tem no serviço de radioterapia. O paciente bate aquele sino no último dia do seu tratamento. É um evento muito legal, uma coisa de congraçamento, de superação, de etapa vencida. Impacta muito naqueles que estão passando por isso. O paciente que chega lá, cheio de dúvidas, medos, insegurança, e assiste aquele momento, com uma pessoa que já passou por aquilo, está ali, junto com a família, alegre, tem um impacto fantástico.
Nesta quinta-feira (14), às 7h, o Folha no Ar recebe o professor Aníbal Wagner, que coordenou a equipe de vôlei de Campos, que retornou ao Campeonato Estadual neste ano e foi vice-campeã.
Confira a entrevista:
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS