Igreja São João Batista, no IPS, vai completar 100 anos dia 20/11
12/11/2019 16:22 - Atualizado em 26/11/2019 14:30
JPimentel/Divulgação
Será realizado na próxima semana o tríduo preparatório para o centenário da Igreja São João Batista, no bairro IPS, em Campos. A programação começará no domingo (17) e se estenderá até quarta-feira (20), dia em que serão completados os 100 anos.
No domingo, está marcada para as 19h uma missa com o bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães, além de inauguração de um mosaico. Na cantina especial haverá estrogonofe. O show da noite será da banda Via de Amor. Na segunda-feira (18), o padre Fábio de Melo ministrará missa às 19h. Na cantina, mocotó. Show de Júlio Motta.
Na terça (19), missa às 19h com o padre Gilson da Silva Motta. A história integrante do centenário será apresentada em slide. Churrasco na cantina, e show da banda Pequeninos do Senhor. Já na quarta-feira, o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, celebrará missa solene às 9h. Um café comemorativo acontecerá a partir de 10h30, com música ambiente.
História — Integrante da Diocese de Campos, a Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista foi construída em 1919, no período em que um surto de gripe espanhola espalhava-se em vários países, inclusive o Brasil. O imigrante italiano João Batista Paravidino, morador do bairro do Capão, foi acometido pela doença, além de outros sete familiares. Correndo risco de morte, valeu-se de sua fé na intercessão de São João Batista junto a Deus, prometendo construir uma capela em honra ao santo, o que foi cumprido após todos se salvarem, algo raro entre os acometidos pela doença na época. Os festejos inaugurais da capela reuniram cerca de 8 mil pessoas. Foi formada ainda a Irmandade São João Batista, responsável pela administração.
— A partir daí, muitas pessoas passaram pela história da Capela São João Batista. Dentre tantas figuras marcantes, há de se destacar a pessoa de dona Júlia Benzi Paravidino, que animava os festejos do padroeiro; a irmã Zilda de Castro, religiosa salesiana que promovia a catequese infantil; dona Luiza Degel Tavares, senhor Fernando Amorim Miranda, dona Anita Barreto, o senhor João BatistaGomes, entre muitos outros — disse o diácono permanente Luis Kleber Paravidino Junior.
Em 05 de março de 1995, com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a capela passou a integrá-la,. Foi promovida a reitoria em 2007 e a paróquia em 2010, sob o pastoreio de Dom Roberto Guimarães e com o padre Gilson Motta como primeiro pároco. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS