Bispo emérito lançará livro com artigos dia 03
23/11/2019 15:08 - Atualizado em 02/12/2019 13:41
Pascom Diocese de Campos
O bispo emérito da Diocese de Campos, Dom Roberto Guimarães, lançará no dia 03 de dezembro seu livro “A Voz do Pastor”, uma coletânea de artigos publicados na Folha da Manhã de junho de 2003 a dezembro de 2006. O evento está marcado para as 18h30, no Colégio Eucarístico, em Campos, com missa e sessão de autógrafos.
O livro foi publicado pela Editora Brasil Multicultural que, junto ao autor, cedeu os direitos autorais e parte das vendas para o trabalho vocacional das Irmãs do Bom Conselho. O professor Décio Guimarães foi o responsável pelo prefácio. “Foi uma grande surpresa prefaciar uma obra que acompanhamos todo o processo de edição, desde a seleção dos textos à seleção da capa”, disse Décio.
O teólogo e comunicador padre Joãozinho destacou que Dom Roberto Guimarães tem a arte de simplificar o que existe de mais complexo. Sua mensagem breve e pontual não precisa de muitos adjetivos ou frases de efeito, oferecendo logo o essencial.
— Nestes textos, você encontra um alimento sólido para a mente, para a alma e para o coração. Não são necessários mais do que três minutos para ler cada capítulo. Mas, ao final, fica um persistente sabor interrogante. São palavras carregadas de perfume. Somente as essencialidades são capazes de operar esse milagre. O autor é um bispo católico conhecido por sua postura equilibrada. É um homem íntegro e integrado. É feliz na sua longa existência e sua rica gama de experiências. Ultrapassou muitos conflitos e encontrou o equilíbrio vital. Suas palavras não permitem rodeios ou digressões. Dom Roberto escreve com um sorriso sereno nos lábios e sem pressa nas mãos. Ler esse livro acalma e nos faz acreditar que nosso mundo tem jeito. Faça a experiência de saborear esses saberes... Sem pressa! — afirmou padre Joãozinho.
Bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco destacou o lançamento do livro de Dom Roberto Guimarães como um acontecimento eclesial e pastoral edificante e de ampla ressonância.
— Suas crônicas testemunham o olhar de um pastor zeloso e atento às necessidades de seu povo. O colorido de suas narrativas apresenta com sabedoria os valores e princípios do Reino, convidando-nos a uma reflexão sempre oportuna — refletiu Dom Roberto Francisco.
Dom Roberto Guimarães, o autor, por sua vez, reconheceu a iniciativa de Décio Guimarães em reunir e selecionar artigos seus publicados na Folha.
— Foram selecionadas crônicas com titulo “A Voz do Pastor” no período em que eu conduzia o rebanho da Diocese de Campos. Aos domingos, sempre saía esta coluna no jornal Folha da Manha. De forma que o Décio fez uma seleção destas crônicas e o que resultou para a publicação desta obra. Devemos muito a ele, porque o livro foi preparado de uma maneira muito criteriosa e diria artística — comentou o autor. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS