Hora da decisão no Canta Campos
Matheus Berriel 14/11/2019 19:13 - Atualizado em 26/11/2019 14:31
Foto: Genilson Pessanha
Primeiro festival amador de música realizado pela Prefeitura, o Canta Campos conhecerá neste sábado (16) seu campeão. A final está marcada para as 16h, no Jardim São Benedito, mas o público já vota desde o último domingo (10) em seu candidato favorito pelo site canta.campos.rj.gov.br. Não há limite de votos por pessoa.
Entre os quatro finalistas, apenas um adulto. Com 25 anos, João Henrique Cottianelly é um veterano ao lado dos pequenos Miguel Barros e Laurah Pessanha, ambos de 11, e a adolescente Thábata Alexandrina, de 17.
— Fico feliz, por ser mais velho e ter mais experiência, de poder passar um pouco disso para eles. Às vezes, antes de subir do palco, estão um pouco nervosos, e eu consigo dizer: “calma, não é assim, vamos fazer o que a gente gosta e o que a gente sabe fazer” — disse Cottianelly, campista residente no Jóquei. Músico profissional com atuação na área do pagode, ele teve como um dos desafios a diversificação do repertório. Durante o festival, cantou “Um dia de domingo”, “Melhor eu ir”, “Diz pra mim”, “Me dê motivo” e “Gostava tanto de você”, as duas últimas, ambas de Tim Maia, na fase semifinal. Na decisão, soltará a voz com “Saigon”, “Primeiros erros” e “Andança”.
Embora ainda muito nova, a múltipla artista Laurah Pessanha tem como trunfo a experiência adquirida no último The Voice Kids, da TV Globo, além de participação no Programa Raul Gil, do SBT, em 2018. Moradora do Parque Imperial e cursando o sexto ano do ensino fundamental, a menina vira gente grande em cima quando sobe no palco.
— Estou muito feliz. Esse festival abriu muitas portas para mim, muitas pessoas também estão conhecendo o meu trabalho. É bem legal (participar do Canta Campos), porque é onde nasci, onde estou sendo criada. Quero estar sempre aqui, porque eles (os campistas) me acolhem bastante — comentou a cantora mirim, que pretende seguir carreira no axé. No festival, Laurah foi de “Sangrando” a “Meu abrigo”, passando por “Tente outra vez”, “Brisa” e “Quatro estações”. Para a final, reserva “Pequena Eva”, “Leãozinho” e “Quando você passa (Turu turu)”.
Estudante do sexto ano, assim como Laurah, Miguel Barros é outro talento precoce. Natural de Campos, mas morador de São João da Barra, tem preferência pelo funk. Contudo, a música sertaneja foi protagonista em sua caminhada até a última etapa do festival. Miguel cantou “Só pra castigar” e “Amor falso” na semifinal, após ter variado com “Meio caminho andado”, “Fulminante” e “Rindo à toa” nas fases anteriores. O sertanejo voltará a aparecer na final, com “Maus bocados” e “Não tô valendo nada”. A canção “Perfeitinha” completará sua setlist.
— O carinho está imenso, o pessoal está me elogiando muito, e estou achando muito legal. Acho que vai dar bom, porque o pessoal está votando muito. O Canta Campos está me dando muita experiência — disse Miguel, que conta inclusive com uma campanha de votos na escola.
Thábata Alexandrina fecha o quarteto de finalistas representando o Jardim Carioca, em Guarus, onde mora. Com início no meio gospel, cantando na igreja, a adolescente cursa o primeiro ano do ensino médio e já dá passos na carreira musical, se apresentando em casamentos e pequenos shows. Este é o terceiro festival amador do qual participa, tendo vencido um dos dois anteriores, ambos na cidade. Admiradora de Gabriela Rocha, competiu com “Pra onde iremos” nas oitavas de final do Canta Campos. A estreia havia sido com “Osana”, e nas demais fases interpretou “Não pare”, “Ainda lembro” e “Eu sei que vou te amar”. A trajetória no festival será fechada com “De quem é a culpa?, “Bem que se quis” e “Apelido carinhoso”.
— Está todo mundo apoiando bastante. Estamos todos reunidos para tentar vencer. Mas, estou muito feliz por ter chegado até aqui e ter alcançado tudo isso, para mim não tem privilégio maior — afirmou Thábata.
Superintendente de Entretenimento e Lazer, pasta que realiza o Canta Campos, Hélio Nahim espera que a participação do público na final seja tão intensa quanto na semi.
— Registramos aproximadamente 80 mil votos durante a semana para a seleção dos semifinalistas. Mais uma vez agradeço ao prefeito Rafael Diniz por ter abraçado o projeto, apesar de a nova realidade financeira do município. Parabenizo também a todos os candidatos que acreditaram e se apresentaram nas etapas anteriores, dando o seu melhor no Canta Campos que tem como objetivo dar ao artista local visibilidade e notoriedade no mercado musical — enfatizou.
O vencedor do Canta Campos ganhará a gravação de um CD profissional com 10 faixas musicais, incluindo figurino, maquiagem e álbum de fotografias, além de contratos para se apresentar na Festa do Santíssimo Salvador e no palco oficial da programação de Verão no Farol de São Thomé, ambas em 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS