Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras registra boa frequência
26/11/2019 17:19 - Atualizado em 02/12/2019 13:41
Luciano Vieira Machado é frequentador assíduo da biblioteca
Luciano Vieira Machado é frequentador assíduo da biblioteca / Divulgação/Ascom Rio das Ostras
Um espaço mágico e dedicado à leitura. Assim é a Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras, que em tempos de redes sociais, internet e pouca leitura, ainda atrai muita gente. Com mais de 7 mil sócios e visitação diária média de 45 pessoas, o espaço, agora totalmente climatizado, abriga obras consagradas pelo grande público. São romances, contos, histórias infantis, entre outros diversos gêneros literários que agradam a diferentes faixas etárias.
De acordo com a gerente da biblioteca, Rízia Gidalte, trata-se de um local que, desde a sua instalação, busca o conforto dos visitantes. Por lá acontecem encontros literários, oficinas e outras atividades que integram autores e leitores, principalmente estudantes e professores das redes pública e particular.
A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, destaca que o prédio ficou por muitos anos sem um sistema de climatização, o que dificultava a concentração e o conforto dos visitantes.]
— Com esse sistema de refrigeração, melhoramos significativamente o espaço — disse Cristiane Regis, enfatizando que também busca recursos para digitalizar todo o acervo da biblioteca, o que facilitaria no acesso aos títulos. Outro objetivo é melhorar a parte elétrica, com instalação de mais tomadas para quem utiliza computadores portáteis e carregadores de celular.
Para o sergipano Luciano Vieira Machado, professor aposentado, o hábito da leitura é antigo e teve origem ainda quando era criança. “Lembro que meus pais sempre nos incentivaram a ler. Eu e meus irmãos nos reuníamos em casa ao redor de livros, e cada um lia um trecho antes de dormir. Isso nos ajudou muito a desenvolver o gosto pela literatura”, contou.
Aos 74 anos e décadas de leitura, o aposentado José Luis Cardoso Ventura Mergulhão se orgulha da quantidade de livros que já leu. Foram muitos, centenas, principalmente romances, os que ele mais gosta. “Os mais novos não buscam tanto as bibliotecas como antes. Hoje já não percebemos mais tantos jovens por aqui”, disse José Luis, que está em Rio das Ostras há 10 anos. Carioca, ele conta que a Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras é bem estruturada. Ele mesmo é assíduo frequentador e sempre leva algum livro para ler também em casa. Organizado, diz que já leu 524 livros, de 231 autores, em cerca de oito anos.
Juventude que lê — Os mais jovens ainda são atraídos pela leitura. Apesar de uma crescente tendência a textos mais rápidos e curtos, Marco Antônio Araújo mostra que nem tudo é regra nesse sentido. Para ele, que desde criança frequenta a biblioteca, existe uma relação afetiva com o espaço.
— Eu morava longe e sempre passava por aqui para até a escola. Um dia, me animei e entrei para conhecer esse local mágico, e nunca parei de vir — contou o estudante de letras, que aos 19 anos sonha em ser professor.
A Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras de Cultura funciona na avenida Amazonas, sem número, no Centro, mesmo prédio do Teatro Popular. Mais informações pelo telefone (22) 2764-1932. Entrada franca.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS