Esgotamento dos campos no NF
19/11/2019 21:06 - Atualizado em 02/12/2019 13:43
Depois de ter sido responsável por mais de 80% do petróleo nacional, a Bacia de Campos enfrenta um brutal declínio após mais de 40 anos de operação. Hoje, a extração de óleo nestas jazidas despencou para um percentual de 48% da produção, havendo necessidade de investimentos na revitalização dos campos maduros, diante das descobertas do pré-sal na região. Este foi o principal assunto da audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa (Alerj), realizada nesta terça-feira no antigo prédio da Câmara Municipal de Macaé, presidida pelo deputado e vice-presidente da comissão, Welberth Rezende.
A conclusão de especialistas aponta que, por causa do grande tempo de funcionamento, é normal que a Bacia de Campos tenha tido uma redução no ritmo de atividades. Profissionais da área apresentaram propostas em buscas de medidas que tragam investimentos e aumentem o ritmo de produção para gerar renda, arrecadação e empregos.
Representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Petrobras fizeram avaliações sobre o declínio e traçaram novas expectativas para o futuro.
Durante a audiência pública foram discutidos a queda da produção que implica em queda na receita com royalties, o redesenvolvimento como alternativa ao descomissionamentos das plataformas, onde 32 cessarão sua produção até o ano de 2025 na Bacia de Campos. Foi apresentado o custo de R$ 8 bilhões de dólares para descomissionar todas as instalações com mais de 25 anos de operação ou campos atingindo o fim de sua vida econômica até o ano de 2025.
Segundo IBP, se nada for feito, a Bacia de Campos em 10 anos pode perder 3/4 de lucro. Caso não seja recuperado, a bacia pode voltar para o nível dos anos 90 em termos de produção, segundo o superintendente de Produção da ANP, Marcelo Castilho,
Ele apresentou dados de plano de desenvolvimento aprovados estimados em 28,9 bi de dólares, redução de royalties, revitalização , investimentos até o ano de 2023.
A revitalização dos campos maduros na Bacia de Campos promete injetar alguns bilhões de dólares, o que representa a abertura de novas vagas de emprego na região.
— A Bacia de Campos foi grande vitoriosa nas rodadas de licitações, de 2017 até este ano. Dois anos atrás, a Bacia de Campos teve 8 blocos arrematados resultando num bônus de R$ 3,65 bi — disse Marcelo Castilho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS