Faculdade de Direito de Campos, hoje Uniflu
/
Reprodução
Formado pela união de três faculdades, em 2004, o UNIFLU – Centro Universitário Fluminense abriga as tradicionais Faculdades de Direito de Campos, de Filosofia e de Odontologia. Sua mantenedora, a Fundação Cultural de Campos (FCC), embora seja uma entidade autônoma e de direito privado, administra dois campus de grande valor histórico para a cidade e produziu ao longo dos tempos, vasto patrimônio imaterial.
Graduações tradicionais como odontologia e jornalismo são unicamente ofertados pelo Uniflu, em Campos. Outra área de exclusividade do centro universitário é a fonoaudiologia. O curso foi recentemente reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, recebendo nota 4 dentro de um parâmetro que vai até 5.
Instituições de ensino protagonistas em Campos
Sobre o protagonismo – recente e histórico – das instituições de ensino na sociedade de Campos, observado na repercussão do processo de eleição para reitor na Uenf, finalizado há cerca de um mês, a coordenadora acadêmica do Uniflu Marcele Torres, diz que “o UNIFLU vem dialogando com a sociedade e cumprindo sua missão de contribuir para além da formação inicial de profissionais das diversas áreas”.
Em recente evento promovido pela reitoria da Uenf, foi citado pelo atual reitor, Luís Passoni, a possibilidade de se formarem graduações conjuntas, envolvendo instituições públicas e privadas, a exemplo da parceria entre Uenf e consórcio Cederj . Torres diz que as instituições devem avaliar as propostas e procurar atender essas demandas. A coordenadora cita convênio internacional que foi assunto do programa Folha no Ar na manhã da última segunda (14) – Nossas parcerias com outras instituições extrapolam os limites regionais. Um importante exemplo é nosso convênio com a Universidade de Burgos, na Espanha, que prevê incentivo permanente de informações sobre atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas – explica a coordenadora.
Faculdade de Medicina de Campos
As eleições na Fundação Cultural de Campos
No último dia 09 a Fundação Cultural de Campos, mantenedora do Uniflu, passou por mudanças em sua diretoria após o processo de eleição. Na FCC o colégio eleitoral é composto por 11 membros, sendo 6 professores, 2 funcionários do corpo técnico administrativo e 3 representantes da comunidade externa. Fazem parte das cadeiras da saciedade civil a Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora da Faculdade Medicina de Campos, Associação Industrial e Comercial de Campos (ACIC) e Prefeitura de Campos.
Segundo o professor Thiago Fragoso, que ocupa o cargo de secretário da nova Diretoria, a escolha do reitor da instituição se dá por indicação – Não existe eleição para reitor (na FCC). Ele ou ela é indicado pelo presidente da Fundação. As eleições são para o Conselho Curador e para a diretoria da Fundação Cultural de Campos. O Conselho Curador é eleito pelos professores e funcionários, além dos representantes externos. A diretoria da Fundação é eleita pelo Conselho Curador.
Com o resultado da eleição, a presidência da Fundação ficou a cargo de Anelise Wilken e a atual reitora Inês Ururahy, foi reconduzida ao cargo para mais um mandado de 4 anos.