Distrital deixaria disputa acirrada
- Atualizado em 12/10/2019 14:14
Quando o assunto é política, não é difícil encontrar pessoas que reclamem do atual sistema eleitoral brasileiro. No entanto, um projeto que tramita no Congresso Nacional pretende mudar a forma como serão eleitos deputados federais, estaduais e vereadores e garantir uma maior representatividade da população. É o sistema distrital misto. Nele, o eleitor teria direito a dois votos: um para candidatos no distrito (sua região) e outro para os partidos. Pela proposta, todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro teriam garantidos pelo menos uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alerj) e na Câmara Federal, por exemplo. E como seria a última eleição no Norte Fluminense caso o novo sistema fosse implantado? Um estudo liderado pelo diretor-geral da Analítica Consultoria e ex-diretor do Ibope Orjan Olsen mostrou que a disputa entre Wladimir Garotinho (PSD) e Marcão Gomes (PL) por um lugar no Câmara dos Deputados seria bastante acirrada.
Para realizar o estudo, Olsen dividiu o Estado do Rio de Janeiro em 23 distritos com base em critérios geográficos e populacionais do IBGE. Apenas o primeiro colocado de cada área seria eleito. O distrito 23 seria formado por 13 municípios e as áreas central e norte de Campos, incluindo São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, São José de Ubá, Itaperuna, Laje do Muriaé, Porciúncula, Miracema, Natividade e Varre-Sai.
Orjan Olsen alerta que é impossível afirmar quem seria eleito em 2018 pelo sistema distrital misto. Um dos motivos de que, com as regras atuais, alguns candidatos buscam concentrar suas campanhas em vários municípios e regiões diferentes para conseguir o maior número de votos. Desta forma, não dá para saber qual seria o resultado do pleito se os candidatos de 2018 tivessem concentrado seus esforços dentro do distrito.
Porém, o Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, afirma que disputa seria acirrada no distrito 23. Wladimir Garotinho foi o mais votado na região (35.903), seguido de perto pelo atual secretário municipal de Desenvolvimento Humano Social de Campos Marcão Gomes (34.649).
A votação dos dois foi concentrada dentro do distrito. Wladimir obteve 3.495 votos fora da região, enquanto Marcão teve 6.252.
Situação diferente do que aconteceria no distrito 22, formado pelos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, São João da Barra, Casimiro de Abreu e a região sul de Campos. Neste caso, Felício Laterça (PSL) alcançou 17.893 votos na região, que obteve um resultado mais pulverizado em várias candidaturas. No geral, Laterça chegou a 29.172 votos fora desta área, o que demonstra um esforço de campanha em outras regiões, o que não aconteceria no distrital misto. (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS