Muito além do tratamento
15/10/2019 14:37 - Atualizado em 21/10/2019 14:42
Genilson Pessanha
“É melhor prevenir do que remediar”. O ditado popular encaixa bem na proposta da Unimed Campos, que abriu no início de outubro o Espaço Viver Bem, no Parque Tamandaré, com um acompanhamento multidisciplinar dos beneficiários, visando colocar cada paciente no centro das atenções, como protagonista de suas ações no dia a dia e da influência destas em sua saúde. O espaço fica na rua Mariano de Brito, 69. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, até as 13h.
— Estamos inaugurando o que esperamos ser um novo marco na saúde em nossa cooperativa. Nosso olhar está voltado para uma nova forma de se implementar a medicina, cuidando do paciente para mantê-lo saudável — disse no último dia 09 o presidente da Unimed Campos, Rodrigo Luna Venancio, na inauguração oficial.
O Espaço Viver Bem já havia começado a funcionar no dia 1º, com um café da manhã comemorativo pelo Dia Internacional do Idoso. Mais de 50 pessoas com idade superior a 60 anos participaram do evento, aberto pelo coordenador médico de medicina preventiva da casa, Paulo Hirano. Na semana passada, 127 idosos haviam aceitado a proposta de serem acompanhados no local. Até a tarde da última segunda-feira (14), o número subiu para 326. O grupo ainda deve crescer consideravelmente, tendo em vista que, dos 50 mil beneficiados atualmente pelo plano, mais de oito mil são idosos.
Divulgação/Unimed Campos
— O objetivo aqui é que a gente consiga promover ações que gerem prevenções. Tem que ser o foco do atendimento. Nós temos algumas ações que já são desenvolvidas pela Unimed Campos e que a gente, aqui, nesse espaço, vai ter facilidade de ampliar esses serviços — comentou a gerente de serviços assistenciais Érica Chagas.
Durante o desenvolvimento da proposta, desde o final do ano passado, foram realizadas visitas às casas de pacientes para verificar questões de mobilidade e hábitos alimentares. A alimentação, inclusive, é um dos fatores primordiais, especialmente no acompanhamento de pessoas com obesidade, hipertensão e/ou diabetes. Uma horta foi criada no Espaço Viver Bem para que os temperos naturais substituam nos pratos as substâncias químicas. Foi montado ainda um espaço multiuso com cozinha gourmet, para que sejam colocadas em prática as prescrições de nutricionistas.
— A nutricionista vai fazer uma prescrição de acordo com o perfil, e a gente vai adequar aquela prescrição àquilo que a pessoa gosta. De forma alguma a gente quer fazer imposição. É uma conquista diária de uma modificação de hábitos — comentou Érica Chagas, citando a importância da participação familiar no processo. — Não vamos ficar especificamente focados na pessoa que está com a doença instalada. Porque também é uma dificuldade. Quando a gente vai a uma nutricionista e ela passa uma dieta, parece uma sentença, porque você tem que fazer tudo sozinho. A proposta é que a gente traga para o contexto familiar, e que a família entenda que ela faz parte daquele tratamento — pontuou.
Além dos idosos, haverá também acompanhamento de outros grupos. É feita uma análise de elegibilidade para enquadrar o paciente na área específica de sua necessidade. Entre os programas que integram o projeto estão os de prevenção ao câncer de mama, câncer de próstata e tabagismo. Não é cobrada coparticipação dos pacientes em caso de solicitação e orientação partindo da casa.
— O objetivo da Unimed nisso tudo é que nós tenhamos pacientes saudáveis, é cuidar da saúde dessas pessoas. Que a gente consiga fazer esse monitoramento. Quando eu trago ele para dentro desse serviço, consigo ver qual é o percurso assistencial — explicou Érica: — É uma questão, realmente, de orientação e assistência. Não é, de forma alguma, de restrição, contenção, nada disso. A gente quer que o paciente tenha aquilo que ele precisa. E quando a gente faz isso com uma equipe multidisciplinar, isso fica muito mais visível, e tem um resultado muito mais eficiente.
Entre as suas dependências, o Espaço Viver Bem tem ainda 10 consultórios e salas de atividades físicas e vacina. De acordo com a coordenadora do serviço de medicina preventiva, Grasiela Vieira, a equipe multidisciplinar conta com médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e educador físico.
— Nossas atividades vão de workshops de alimentação saudável na cozinha gourmet às interações lúdicas de estímulo cognitivo — frisou Grasiela. (M.B.) (A.N.)
Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS