A obra de Ivald Granato
14/10/2019 19:26 - Atualizado em 17/10/2019 14:00
Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição “My Name Is Ivald Granato Eu Sou” foi aberta quinta-feira (10) no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Trata-se da primeira exposição após a morte do artista plástico campista, em 2016, aos 66 anos, contando com mais de 500 obras e documentos, em suportes analógicos e virtuais, que mapeiam 50 anos de trajetória dedicada à arte. Em 2002, Ivald Granato foi homenageado pela Folha da Manhã com o Troféu Folha Seca, entregue anualmente a personalidades campistas com destaque nacional e/ou internacional. A mostra no Sesc Belenzinho poderá ser visitada até 26 de janeiro de 2020. Entrada gratuita.
Além de trazer uma seleção de suas pinturas, esculturas, objetos, desenhos, arte postal e cadernos de artista, com o uso de recursos multimídias, a exposição pretende abarcar sua produção, incessante e multifacetada, sua personalidade cativante e agregadora, e a atmosfera de efervescente experimentação de seu ateliê na Zona Oeste de São Paulo. O artista multimídia Tadeu Jungle concebe um espaço digital, acessível com o uso de óculos de realidade virtual, em que o público pode navegar para visualizar mais obras de Ivald Granato — ampliando o acervo presente no Espaço Expositivo da unidade. Nas telas espalhadas pela expografia, há também depoimentos e entrevistas em vídeo de artistas e amigos que conviveram com Granato.
— Um transgressor, alguém que fazia uma obra de arte gráfica, mas que tinha muito a ver com a música também, que era o que eu mais gostava. E, realmente, o Ivald foi, assim, sempre uma referência de inquietação, do poder da arte na sua função renovadora, sabe? Grande, grande inspiração — disse o músico e escritor Tony Belotto em uma das entrevistas.
— Ele tinha um espírito absolutamente generoso. Não é que ele dá alguma coisa. Ele compartilha. Foi uma cumplicidade através da generosidade — comentou o artista multimídia José Roberto Aguilar em outro depoimento.
— Era um cara completamente apaixonado pelo que ele fazia. As artes para ele eram uma coisa, assim, que passavam em primeiro lugar. Tinha que ser divulgado, porque dali dependia tudo: dependia o oxigênio dele. Tudo era cultura para ele — afirmou a jornalista Barbara Gancia em outro dos vídeos divulgados pela página Acervo Ivan Granato no Facebook.
A pintura é o eixo principal do conteúdo expositivo: são mais de 300 entre as dispostas no espaço físico e as distribuídas em galerias digitais, divididas a partir de vibrações cromáticas. O desenvolvimento da mostra contou com a intensa participação da família de Granato, principalmente da filha, a jornalista Alice Granato, que realizou a consultoria, pesquisa e coordenação editorial da publicação, e dirigiu as vídeo-entrevistas presentes na exposição. Carmela Rocha assina o projeto expográfico. O design gráfico ficou por conta de Guilherme Falcão, com Ana Helena Curte/Arte 3 na produção executiva e Felipe Tenório na coordenação do educativo.
— A obra dele é maior até do que tudo isso que a gente está conseguindo ver aqui. E Granato representa aquela pessoa que de fato viveu para fazer arte — enfatizou o curador Daniel Rangel.
Também via Acervo Ivan Granato na rede social, o guitarrista britânico Ronnie Wood, da banda The Rolling Stones, fez um convite para o público conferir a exposição:
— Nós sempre vamos nos lembrar do Granato. Nós amamos e estimamos a memória dele. E seu espírito continua vivendo nas suas obras. Toda vez que eu ia para a América do Sul ou qualquer lugar que fossemos Granato vinha a mim dizendo: “I Love You. Nós temos uma ligação muito especial, e eu sinto muito sua falta. Então, aproveitem o trabalho dele.
O Sesc Belenzinho está situado à rua padre Adelino, 1000, no bairro homônimo. A mostra fica no Espaço Expositivo e Átrio. Visitação de terça a sábado, das 10h às 21h, aos domingos e feriados, das 10h às 19h30. Idas em grupos devem ser pré-agendadas pelo endereço eletrônico form.jotformz.com/sescsaopaulo/ivaldgranato ou pelo telefone (11) 2076-9704, de terça a sexta, entre 10h e 17h. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS