Região Norte Fluminense no Salão do Turismo
24/08/2019 15:42 - Atualizado em 30/08/2019 13:06
O potencial turístico do Norte Fluminense foi impulsionado consideravelmente durante os últimos dias, com a participação de vários municípios no Salão Estadual do Turismo, que termina hoje no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Governo do Estado, evento reúne profissionais do setor privado e público em cinco grandes áreas: encantamento, informação, comercialização, artesanato e núcleo de conhecimento. No primeiro dia do salão, quinta-feira (22), foi lançado pelo Departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Campos o site revele.campos.rj.gov.br, que disponibiliza uma lista de hotéis, belezas naturais, igrejas e casarios da cidade. São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Macaé também estão entre os municípios da região representados no evento.
Desenvolvido em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), o Revele Campos teve sua importância destacada pelo o diretor de Turismo da SMDE, Hans Muylaert.
— O site é um marco para o turismo de Campos, porque permite que nossa cidade seja exposta turisticamente na grande vitrine, que é a internet. Ganhamos em agilidade e qualidade de informações para quem quiser saber mais sobre nossa cidade. O site é um meio de informação para os turistas de fora do município, mas também para os campistas, que muitas vezes, não conhecem as belezas naturais e patrimoniais da cidade — comentou Hans.
Primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica, Campos possui belezas naturais como Lagoa de Cima, APA do Morro do Itaoca, Imbé e prédios históricos, como o Solar do Barão da Lagoa Dourada, Solar Visconde de Araruama, Palácio Nilo Peçanha, entre outros. O artesanato local também está representado no Salão do Turismo através da Feira Mãos de Campos. A participação do Departamento de Turismo da SMDE acontece em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
— Na área de artesanato, Campos está representada com quatro projetos, o AME Bagaceira da Cana, Caminhos do Barro, Maria Fuxico e com o artesão do Farol de São Thomé Daniel de Lima. O artesanato é uma das estratégias de fomento ao turismo, porque ele resguarda as tradições e história do município, o que faz com que a região possa passar à frente suas iconografias, suas imagens, difundindo o turismo — comentou o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso.
São João da Barra não fica atrás, apresentando aos visitantes seus atrativos culturais, históricos e naturais. Membros da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto (Caasb) estão expondo e comercializando uma variedade de produtos.
— Não poderíamos ficar de fora de um evento desse porte. São João da Barra tem muitos atrativos e potencial para se tornar uma das cidades turísticas mais visitadas do Norte Fluminense, por isso estamos investindo cada vez mais no desenvolvimento do setor —, pontuou o vice-prefeito Alexandre Rosa, um dos representantes sanjoanenses na solenidade de abertura, realizada na quinta. Também participaram o secretário de Turismo, Flávio Raposo, e os subsecretários de Comunicação Social e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gilwagner Miranda e Luciano Barreto, respectivamente, entre outros. São João da Barra conta com um site próprio sobre a presença no Salão do Turismo, o sjbnosalaodoturismorj.recbrasil.com.
São Francisco do Itabapoana está representado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, o assessor de Gabinete, Renato Cunha, e duas artesãs. O município faz parte do estande da Região Costa Doce, que já havia recebido cinco mil pessoas até sexta-feira (23). Presente no Salão do Turismo, o secretário de Agricultura, Eduardo Lopes, garantiu presença na 36ª Exposição Agropecuária de São Francisco, nos próximos dias 12, 13, 14 e 15.
— A nossa presença no maior evento estadual deste segmento é de uma importância enorme, pois estamos conseguindo atingir um público que desconhecia, até então, as potencialidades turísticas de São Francisco do Itabapoana, como é o caso de nosso litoral — enfatizou o secretário Augusto Alves.
Integrante do estande da Região da Costa do Sol, o município de Macaé tem participação ousada. O secretário municipal de Turismo, Leonardo Anderson, entregou ao secretário estadual da pasta, Otávio Leite, uma carta de intenção para receber o Salão Estadual do Turismo de 2020 no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. “É uma oportunidade poder levar todo estado, operadores de turismo, agências, estudantes e público final ao interior. O Ministério do Turismo enfatiza isso no seu programa de interiorização do turismo. Só precisamos colocar em prática, mostrando o Rio além do Rio”, comentou Leonardo. Na área do artesanato, Macaé levou dois artesãos para mostrar e comercializar seus trabalhos. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS