Bruno Dauaire apresenta proposta para fomento do Carnaval no estado do Rio
23/08/2019 16:09 - Atualizado em 30/08/2019 13:09
Divulgação
A profissionalização e o fomento ao Carnaval estiveram em pauta durante reunião do governador Wilson Witzel (PSC) e do deputado estadual Bruno Dauaire (PSC) com representantes das escolas de samba cariocas, terça-feira (20), no Palácio Guanabara. Durante o encontro, viabilizado pelo parlamentar, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para que seja elaborado um marco regulatório, com incentivo para que a iniciativa privada invista no Carnaval em todo o estado.  O objetivo é preservar as tradições culturais e, ao mesmo tempo, profissionalizar o Carnaval para atrair os investimentos, além de ajudar economicamente o estado e as cidades do interior.
— Levei os representantes das escolas ao governador, que logo abraçou a ideia. São João da Barra, por exemplo, tem um dos carnavais mais tradicionais e concorridos do interior. A região possui uma festa tão glamourosa quanto da capital. Vamos buscar impulsioná-la com a intenção de trazer mais segurança para quem quer investir — disse Bruno Dauaire.
Uma das propostas é que o Carnaval tenha um calendário bem definido para possibilitar a circulação de turistas durante o ano inteiro. Também ficou definido que o grupo de trabalho já vai começar a se reunir nesta semana, com a coordenação do deputado estadual.
— O Carnaval, o samba, são patrimônios inestimáveis do nosso estado. São fortíssimos instrumentos de inclusão social e poderosos vetores de alavanca ao turismo. A ideia também é que haja contrapartidas, com projetos sociais ligados à música para que se tenha inclusão da sociedade — ressaltou Bruno.
Também durante a reunião, dirigentes da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb) e da Liga das Escolas de Samba Mirins (Aesm-Rio) pediram apoio do Governo do Estado, frente às dificuldades enfrentadas pela categoria.
No último dia 17 de julho, Witzel anunciou que o Governo do Estado iria assumir o Sambódromo da Sapucaí já para 2020 e falou em um pacote de obras de R$ 10 milhões. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS