Ikigai
Interessantes matérias publicadas no site do Globo (aqui e aqui) tratam da longevidade nipônica e do "ikigai", expressão em língua japonesa que serve à designação de "razão de viver" ou  do "motivo que faz você acordar todos os dias".
As matérias discorrem, entre outros tópicos, sobre a constatação de que a população de Okinawa, conjunto de ilhas ao sul do Japão e conhecido como a "Terra dos Imortais", é das mais longevas do mundo. Isso se explicaria em grande parte pela cultura do "ikigai", na busca de força motriz para viver mais e melhor, além da adoção de políticas públicas de saúde.
Segue interessante trecho das matérias, em que revelados alguns "segredos" da longevidade na "Terra do Sol Nascente", segundo preceitos do "ikigai":
"As pessoas dessa região do Japão tiram proveito do clima subtropical, têm uma dieta rica em frutas e vegetais, moram em comunidades onde se valorizam os laços pessoais e se mantêm ativas fisicamente por toda a vida".
Simples, não é? Clima ameno, dieta rica em frutas e vegetais, valorização dos laços pessoais e prática de atividades físicas. Ou seja: mente e corpo saudáveis, em constante equilíbrio.
Vale a leitura (aqui e aqui)!
A escolha de nossa inevitável força motriz - até porque somos seres motrizes - cabe a cada um de nós.
Bons treinos!
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.