"Devemos reinventar a UENF que queremos" - Eleições no campus - outra chapa se manifesta
22/08/2019 21:02 - Atualizado em 22/08/2019 21:08
Foto Rodrigo Silveira
Foto Rodrigo Silveira
Na última segunda (19) o blog tratou das eleições na Uenf (confira aqui) oferecendo aos leitores um breve histórico da universidade, as movimentações políticas e as leis editadas e publicadas que possibilitaram a instalação da instituição em Campos. 
Naquele dia, véspera do debate entre os candidatos a reitor, que ocorreu no Centro de Convenções da própria Uenf (cobertura da Folha - Daniela Abreu) o blog fez as mesmas perguntas às três chapas concorrentes. Até a publicação, apenas a chapa "AvançaUENF: Ciência e Sociedade", representada pelo professor Carlos Eduardo de Rezende e Juraci Sampaio como vice-reitor, respondera às indagações, ficando o espaço aberto para que os concorrentes pudessem fazer suas manifestações. Hoje (22) o blog recebeu da chapa "Uenf Renova”, representada pelo professor Enrique Medina e Rodrigo Tavares como vice-reitor, as respostas e como dito, o espaço foi franqueado.   
As conversas tiveram como base o Plano Orientador da universidade escrito pelo educador Darcy Ribeiro, que tem seu nome integrado, literalmente, à Uenf. O processo de escolha de um novo mandatário denota novos rumos que precisam ser, pelo grande interesse público, divulgados e esclarecidos pela importância estratégica de uma instituição de ensino pública com a qualidade técnica que a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro vem apresentado e como ela pode contribuir para a sociedade. 
A entrevista com a chapa "Uenf Renova":
Blog - Existe um documento que dá origem a UENF escrito por Darcy Ribeiro em 93, um
“Plano Orientador”. Está lá na página 8, ainda em seu preâmbulo, que a UENF “há de ser, no mundo das coisas, tal como a história a fará”. A história da UENF foi escrita corretamente até aqui? Existem correções de rumo?
UENF Renova - A visão de Darcy Ribeiro sobre implantar uma Universidade do Terceiro Milênio no Norte Fluminense foi uma ideia avançada, bem planejada e ambiciosa para um Brasil conectado ao mundo moderno. Como todas as ideias brilhantes ao serem concretizadas fazem aparecer os grandes acertos e ocasionais erros, que são corrigidos. A UENF foi a primeira universidade do Brasil a ter 100% de professores do seu quadro permanente doutores e isso deu uma excelência de destaque no cenário das
universidades brasileiras. Ao longo dos 26 anos de existência, a UENF contribui com suas pesquisas de excelência para o desenvolvimento regional e na formação de profissionais que hoje atuam em posições de liderança em várias instituições públicas e privadas. Hoje nossos egressos multiplicam a ação formativa em instituições de ensino no Norte Fluminense e no Brasil. Também muitos deles ocupam cargos de lideranças no setor privado. Como exemplos, na PETROBRAS e no porto do Açu, também há um grande
número de profissionais formados na UENF em cargos de liderança. Além disso, vários institutos públicos como secretárias municipais, PESAGRO, EMATER, INEA, comitê de bacia do Paraíba do Sul, etc. contam com a contribuição de egressos da UENF. O próprio Chanceler Darcy Ribeiro disse que temos que reinventar o Brasil que queremos e no mesmo espírito devemos reinventar a UENF que queremos, definindo os horizontes em relação a responsabilidade social da UENF para minimizar as desigualdades na região e no país.
Blog - A universidade dialoga com o “mundo das coisas” satisfatoriamente?
UENF Renova - O diálogo existe desde o seu início. O surgimento da UENF é resultado da luta histórica da sociedade campista por uma universidade pública e de qualidade. A UENF é uma universidade jovem e em crescimento e tem o compromisso de sempre reforçar e ampliar essa relação com o “mundo das coisas”. Iremos propor um diálogo mais franco e direto com a sociedade por meio da criação de uma assessoria de integração regional, que tem por finalidade aumentar o vínculo com  as prefeituras e instituições públicas e privadas interessadas nas potencialidades da UENF, no melhor que temos a oferecer no ensino capacitação, pesquisa e extensão. Um catálogo, um portfólio, com todas as competências que a UENF pode oferecer será elaborado para ser oferecido à sociedade. As atividades de extensão da UENF serão fortemente intensificadas de forma programática estabelecendo calendários anuais de atividades de interesses socioeconômicos e cultural para toda a região.
Blog - Oferece soluções ao cotidiano? Deverá a UENF se aproximar mais com a
sociedade?
UENF Renova - A UENF tem contribuído ao longo de sua existência de muitas maneiras com a sociedade local e regional. Na área do petróleo, a UENF oferece de forma contínua soluções a problemas tecnológicos relacionados à exploração e produção. Ao mesmo tempo, programas socioambientais da UENF amenizam o impacto desta atividade econômica. Na agropecuária, temos muitos projetos que ajudam tanto ao pequeno como ao grande produtor e frequentemente culminam com ganhos de produtividade e rentabilidade que alavancam a produção local e regional. A Universidade da Terceira Idade contribui para a qualidade de vida dos idosos. Na área de saúde animal, o Hospital Veterinário é referência nacional e cumpre com um papel fundamental com suas pesquisas e o serviço de atendimento prestado à comunidade. No campo da saúde humana, realizamos pesquisas de alto impacto social nas áreas de
Doenças Infecciosas e Parasitárias e Genética Humana. Por exemplo, durante muitos anos desenvolvi pesquisas no Hospital Álvaro Alvim, o que ajudou a criar um vínculo muito forte da UENF com a sociedade campista e a Faculdade de Medicina de Campos. Minhas atividades possibilitaram o diagnóstico de doenças humanas e facilitaram o credenciamento do Hospital Álvaro Alvim como Hospital Escola, pois o Ministério de Educação exigia ter atividades de pesquisa no Hospital e nesse momento eram realizadas principalmente pelo Núcleo de pesquisa que eu crie e coordenei por 17 anos no HEAA, concomitante as minhas atividades no campus da UENF. Todas estas informações enunciadas evidenciam a relação intensa entre a UENF e sociedade Fluminense, mas nosso plano propõe intensificar e ampliar geograficamente
essa relação já existente. A expansão da UENF para outras cidades da região, assim como a ampliação campus de Macaé, é uma das questões que consideramos fundamentais.
 
 
Blog - Ainda no mesmo documento, foi citado por Darcy que a UENF deveria dispersa-se pela região, implantando centros de ensino nas cidades do Norte Fluminense. Quais
empecilhos existem para o cumprimento desse objetivo?
UENF Renova - O principal empecilho para expandir as ações da UENF na região depende do cumprimento por parte do Governo de Estado do plano inicial fundacional. Nossa gestão trabalhará com as autoridades para conscientizar da importância destas ações para o desenvolvimento regional.
Blog: Como a UENF pode atuar mais significativamente no desenvolvimento do Norte Fluminense?
UENF Renova: Procuraremos aumentar a sinergia entre a Universidade e os público e privado, executando as propostas de aproximação com as prefeituras e empresas privadas e sociedade civil organizada. É precisamente por isso que criaremos a Assessoria de Integração Regional.
Blog - Saindo da estratégia e indo para a práxis do campus, como a chapa buscará solucionar os problemas financeiros da universidade? Como contratar novos professores e oxigenar a academia, incluindo o auxílio à pesquisa, com as dificuldades orçamentárias da UENF, como acontece com outras universidades públicas do país?
UENF Renova - Primeiramente vamos melhorar nossa organização interna para otimizar o uso dos recursos que disporemos. Parcerias público-privadas e público-públicas são alternativas atualmente utilizadas que deve ser fomentadas. Paralelamente vamos fortalecer as negociações na Alerj e com o Governo de Estado.
Blog - Como a chapa analisa as diretrizes da educação no governo Bolsonaro?
UENF Renova - A nossa chapa tem um compromisso com educação de qualidade, pública, livre e gratuita. A nossa chapa se posicionará sempre contra qualquer ataque a este modelo de ensino seja qual for o governo que execute essas ações.
Blog - Muitas declarações do ministro da educação e do próprio presidente antagonizam com o ensino superior público, acusando vocês de ideologismos voltados à esquerda. Como a UENF pode participar desse debate público?
UENF Renova - A universidade por definição é o espaço de livre pensamento sem restrições culturais, religiosas, ideológicas, de nacionalidade, partidárias, de gênero, etc. Portanto, a UENF é um espaço plural onde as diferentes ideias são debatidas com respeito e harmonia e nós vamos a zelar por estes princípios.
Blog - A academia deve sair de suas “bolhas” e ir às ruas dialogar com o homem comum?
UENF Renova - Como destacado ao longo desta entrevista, a UENF já está integrada à sociedade, mas essa relação deve ser ampliada, inclusive com maior participação da sociedade que deve sempre demandar e apoiar essas ações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira