Igreja de Conselheiro Josino é furtada durante madrugada
Paula Vigneron 19/07/2019 12:23 - Atualizado em 21/07/2019 15:22
Divulgação
Mais uma igreja administrada pela Diocese de Campos foi alvo de ação criminosa. Na madrugada desta sexta-feira (19), a Igreja Matriz de Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora da Penha, na localidade de Conselheiro Josino, foi furtada. Ladrões levaram coroas de imagens e reviraram armários. Esta é a quarta igreja arrombada em menos de um mês na região. Uma missa será celebrada pelo padre Emerson Ramos, neste sábado (20), às 10h, em desagravo ao ato de violação.
A Diocese de Campos informou que o crime foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Até o momento, não há informações sobre suspeitos. “A situação preocupa por ser mais um ato de profanação de mais uma igreja. É urgente a intervenção das autoridades policiais para a investigação e a identificação dos autores desse crime que aflige a todos os católicos. São atitudes que ofendem a liberdade religiosa e, ao mesmo tempo, nos colocam diante da falta de segurança nas comunidades. A hora é de todos nos unirmos”, afirmou a Diocese.
Sobre os casos, por meio de nota, o bispo da Diocese, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, afirmou que a frequência de arrombamentos e furtos em igrejas em Campos e Itaperuna merece “análise séria e objetiva”. “Pode significar a ação de uma quadrilha que tenha como foco as igrejas ou um ato de sabotagem e fanatismo. De qualquer modo, exige a intervenção policial e o esforço de dar segurança às comunidades eclesiais, pois estão em risco a liberdade religiosa e o direito constitucional de proteção às liturgias. Manifestamos uma vez mais o nosso repúdio e nossa indignação, esperando encaminhamentos em ordem a impedir esses atentados contra as igrejas e templos de qualquer religião”.
Outros — Nessa quarta-feira (17), a Igreja Matriz São José do Avahy, localizada na avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi arrombada e o sistema interno de segurança destruído. Do local, foi furtado um violão. Nenhum suspeito foi preso.
Na manhã do último dia 9, a Igreja Nossa Senhora da Penha, no distrito de Tocos, na Baixada Campista, também foi arrombada e furtada. Uma pequena quantia em dinheiro foi levada. Dias antes, a Capela Santa Luzia foi alvo de vandalismo em São Francisco de Itabapoana (SFI). De lá, foram furtados violão, lâmpadas e materiais litúrgicos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS