Igreja Matriz de Itaperuna é alvo de arrombamento e furto
Paula Vigneron e Virna Alencar 18/07/2019 12:26 - Atualizado em 21/07/2019 15:20
Divulgação
A Igreja Matriz São José do Avahy, localizada na avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi alvo de ação criminosa nessa quarta-feira (17). A porta do salão paroquial foi arrombada e o sistema interno de segurança destruído. Do local, foi furtado um violão. Nenhum suspeito foi preso. Este é o terceiro arrombamento à igreja, em menos de um mês, na região.
Segundo a Diocese de Campos, que administra a igreja, o crime teria acontecido na madrugada de terça (16) para quarta-feira, no salão paroquial, onde são realizados eventos religiosos. Funcionários teriam chegado para trabalhar pela manhã e ao encontrarem a porta arrombada acionaram a Polícia Militar. No local, os agentes verificaram que o local não foi revirado pelos criminosos e que apenas o violão da igreja havia sido furtado.
Em nota, a assessoria de comunicação da Diocese informou ainda que “o fato registrado em Itaperuna do arrombamento do salão paroquial da Matriz de São José do Avahi reflete a realidade social e denota um ato de vandalismo. No entanto, não ocorreu violação da igreja e ocorrência de profanação das imagens sacras ou violação do santíssimo sacramento nas espécies sagradas. Portanto, existe a preocupação com a falta de respeito uma vez que até agora essas ocorrências envolviam residências e estabelecimentos comerciais e respeitavam as igrejas. Esperamos que as autoridades policiais identifique os autores do referido crime configurado como ato de vandalismo”.
Imagens de câmeras de segurança próximas à igreja serão usadas para descobrir a identidade de criminosos. O caso foi registrado na 143ª Delegacia de Polícia (Itaperuna) para investigação.
Outros – Na manhã do último dia 9, a Igreja Nossa Senhora da Penha, no distrito de Tocos, na Baixada Campista, também foi arrombada e furtada. Uma semana antes, outra igreja foi alvo de vandalismo em São Francisco de Itabapoana (SFI). Segundo a Diocese, os atos também não foram reflexos de intolerância religiosa, uma vez que o sacrário e as imagens sacras não foram violados.
Em Tocos, criminosos reviraram o local em busca de dinheiro ou objetos de valor e derrubaram objetos litúrgicos no chão. Uma pequena quantidade em dinheiro foi levada. Ninguém foi preso. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia no Centro, para investigação.
Na madrugada do último dia 6, foi a vez da Capela Santa Luzia, em Bom Jardim, na zona rural de SFI ser arrombada e furtada. Foram levados violão, lâmpadas e materiais litúrgicos. A paróquia informou em sua página no Facebook que as medidas cabíveis foram tomadas, principalmente com relação a comunicação às autoridades competentes.
Diante dos últimos casos de violência em igrejas da região, o bispo Roberto Francisco Ferrería Paz pediu por reforço na segurança pública. “Há uma preocupação, pois afeta a liberdade de culto das comunidades. O espaço de culto é sagrado. Solicito as autoridades que dêem uma resposta mais efetiva quanto a segurança pública”, disse.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Campos, Rodrigo Ibiapina Chiaradia, informou que que fará contato com o bispo para apuração dos fatos podendo, assim, remanejar o policiamento de forma a cobrir essas áreas.
A Folha da Manhã entrou em contato com o comandante do 29º BPM, em Itaperuna, Wagner Mello da Silva, sem sucesso. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS