Prefeito Rafael Diniz inaugura Educação Infantil de escola municipal na Penha
Virna Alencar 18/07/2019 16:14 - Atualizado em 21/07/2019 15:21
O prefeito Rafael Diniz e o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (18), uma escola para crianças do pré II e III do Colégio Municipal José do Patrocínio, no bairro Penha, em Campos. O investimento de R$ 2,8 milhões foi utilizado para reforma do prédio antigo e para a construção da nova área escolar, que possui 339 m², incluindo cinco salas de aula, com capacidade para 100 alunos na parte da manhã e 100 na parte da tarde, além de parquinho, refeitório e banheiro. A inauguração contou com a presença de secretários, vereadores, funcionários, pais e alunos da escola, além da comunidade.
Na ocasião, o Prefeito Rafael Diniz ressaltou que são mais de 237 unidades escolares no município e que a construção do Colégio Municipal José do Patrocínio é a 32ª obra e reforma entregue no tempo de sua gestão.
“A gente sempre tem dito que o grande caminho da transformação é a Educação e não tem como você não ofertar também para melhorar a Educação um espaço com dignidade para que as pessoas possam estar não só estudando, mas também os nossos servidores trabalhando. É o que fazemos aqui hoje. Essa é a 32ª, entre obra e reforma entregue em nossa gestão, são mais de 237 unidades escolares, então, não dá para fazer tudo da noite para o dia, ainda mais da forma como pegamos. Mas, posso afirmar que na maior crise financeira da história de Campos estamos entregando a 32ª, que equivale a mais de uma obra ou reforma por mês nos dois anos de nossa gestão, ofertando espaços dignos e com qualidade e obviamente melhorar a nossa cidade”, finalizou.
Segundo a diretora do Colégio Municipal José do Patrocínio, Helena Santos, são 28 anos de fundação da escola e uma espera de 20 anos da comunidade pela inauguração do novo espaço para abrigar a Educação Infantil, que funcionava provisoriamente no antigo prédio. Com isso, a expectativa é que 300 vagas sejam abertas para o Fundamental I, no próximo ano.
“É o sonho da comunidade que hoje está se realizando. Justamente em um momento em que o Brasil atravessa com a falta de investimento na Educação, a gente vê a preocupação do prefeito em inaugurar uma escola desse porte, numa comunidade carente, como o bairro da Penha, e isso é muito gratificante. No prédio temos uma média de mil alunos que cursam o Ensino Fundamental I e II. Aqui, ocuparão 200 alunos, que antes estudavam junto com os maiores. Isso dificultava a nossa dinâmica pela questão de segurança. Com a vinda da Educação Infantil para cá, vamos comportar melhor os alunos e atender mais a comunidade abrindo 300 vagas para o Fundamental I, ano que vem”, disse.
A moradora do bairro e funcionária da escola, Eli Firmino, de 43 anos, também comemorou a ampliação da escola, onde estuda a filha, de 5 anos. “Minha filha cursa o 5º ano e vai estudar em salas novas. Moro no bairro há 17 anos e isso é um presente para nós da comunidade”, declarou.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Francisco Eduardo Freitas, a estrutura conta com uma área de 339 m² e dá acesso à quadra poliesportiva e laboratório de informática do prédio antigo. “A demanda de vaga é muito grande na Penha, então, toda melhoria é muito vantajosa para a população”, destacou.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS