Novo sistema de transporte traz reflexos para o trânsito
Camilla Silva 19/07/2019 18:08 - Atualizado em 21/07/2019 15:25
Isaías Fernandes
O novo sistema de transporte público de Campos prevê a integração de ônibus, micro-ônibus e vans realizando trajetos diferentes. De acordo com o presidente do Instituto Municipal Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, o objetivo é evitar que haja disputa pelo passageiro, o que poderia causar acidentes, e transferir o transporte de baixa e média capacidade para as regiões com menos população. Na região central, motoristas relatam que medidas adotadas durante o período de transição, iniciado no último sábado, aliviou o trânsito. Nesta sexta, permissionários que realizarão o transporte alimentador assinaram o acordo operacional, na sede da Prefeitura.
— A parte da região central ficou mais limpa. Na frente do terminal da Beira-Rio, você vê menos embolação. A 28 de Março está completamente diferente. Antes, era motorista cortando motorista para tentar pegar passageiro um do outro. E não era só com van e ônibus não. Era até van com van mesmo. Nesta semana, a gente não vê mais isso — afirmou o motorista Alexandre Faria.
Outro ponto destacado foi o combate ao transporte realizado por carros particulares. “Até pouco tempo, as lotadas paravam a rua Carlos Lacerda. A gente tinha que esperar passageiro embarcar. Não fazia sentido nenhum”, contou um motorista que preferiu não ser identificado.
O presidente do IMTT falou nesta sexta sobre os reflexos do novo sistema. “Um resultado muito legal no trânsito, uma fluidez. O ônibus, quando está rodando, permanece na faixa da direita, o que permite que os motoristas de carros particulares passem pela esquerda. Além da questão da velocidade. Havia muitos relatos de motoristas de van reduzindo a velocidade na 28 de Março, por exemplo, agora não tem mais. Estamos falando de 250 a 280 carros deixando de circular no Centro da cidade. Por mais que tenhamos 80 a 100 ônibus a mais e eles sejam carros maiores, ainda faz diferença, porque eles formam esse corredor na faixa direita”, afirmou Felipe Quintanilha.
Divisão — Pelo novo sistema, a área de central de Campos deve ser atendida por empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem. Com o novo modelo de transporte público, que está sendo implantado no município, no final de 30 dias, 235 vans e micro-ônibus estarão circulando de forma integrada ao sistema de transporte alimentador, além dos 260 ônibus, segundo o IMTT. Até lá, as empresas realizaram um reforço na frota para atender, também, as regiões mais distantes do Centro.
  • Assinatura do acordo operacional

    Assinatura do acordo operacional

  • Assinatura do acordo operacional

    Assinatura do acordo operacional

Operação — O IMTT convocou uma reunião com os permissionários do Sistema Alimentador de Passageiro, na sede da Prefeitura de Campos, nesta sexta-feira, para assinatura do acordo operacional. O documento estabelece itinerários, horários e regras tarifárias do serviço que será realizado por micro-ônibus e vans. Os grupos, que foram separados em horários diferentes de acordo com a região onde irão atuar, tiveram que eleger, ainda, o representante de cada setor.

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