Tabata e dissidentes suspensos no PDT
- Atualizado em 17/07/2019 21:51
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira a suspensão das atividades partidárias da deputada federal Tabata Amaral e de outros sete parlamentares do partido que contrariaram a direção da legenda e votaram pela aprovação da reforma da Previdência.
Além disso, sem a presença do candidato a presidente em 2018 e vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, Lupi e membros da Executiva nacional do partido se reuniram em Brasília e começaram a discutir a abertura de processos disciplinares contra os oito deputados. A expectativa é de que o rito dure de 30 a 40 dias que pode terminar com a expulsão do grupo.
Segundo Lupi, a punição aplicada impede que os parlamentares “falem em nome” do PDT ou utilizem a estrutura da legenda. O líder na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), será orientado a pedir a retirada dos dissidentes das comissões na Casa.
— Os oito parlamentares estão com as suas atividades partidárias e de representação na Câmara suspensas. Nenhum desses oito pode falar em nome do partido, ter função em nome do partido ou participar da direção do partido até a decisão final do diretório nacional — declarou Lupi.
Tabata e os colegas que votaram a favor da reforma não participaram da reunião partidária. O presidente do PDT disse acreditar que a Comissão de Ética entregará o relatório no prazo mínimo de 45 dias, o que possibilitaria a convocação da direção nacional, a quem cabe decidir ou não pela expulsão, entre setembro e outubro.
O pedetista também observou que o julgamento deixa a legenda em um dilema, pois a expulsão é considerada por muitos internamente como uma forma de “premiação”. “A pessoa força a expulsão a vai para onde quer”, justificou Lupi.
Por outro lado, destacou ele, se o partido não punir com severidade aqueles que contrariarem uma determinação do comando da sigla, isso poderia desmoralizar a instituição. “Significa dizer: para que serve partido? Não é (uma decisão) simples. Por isso que a gente vai esperar a Comissão de Ética amadurecer”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS