Fátima Pacheco analisa partilha dos royalties e confirma candidatura à reeleição
Catarine Barreto 02/05/2019 07:56 - Atualizado em 06/05/2019 14:19
Isaías Fernandes
Prefeita de Quissamã e candidata à reeleição em 2020, Fátima Pacheco foi a convidada da primeira edição do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta quinta-feira (2). A gestora falou sobre a possível perda dos royalties e no que isso pode impactar os municípios produtores. Além disso, ela analisou o atual cenário político de cidades vizinhas a Quissamã, como Campos e São João da Barra, e a criminalidade no município. O entrevistado desta sexta-feira (3) será o ex-editor chefe da Folha da Manhã, ex-secretário municipal de Comunicação das gestões Anthony Garotinho e Sérgio Mendes e servidor público federal Ricardo André Vasconcelos. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h45.
De acordo com Fátima Pacheco, as pessoas ainda não percebem que, com a concretização da perda dos royalties, o município entrará em um estágio de caos, afetando a área da Educação, Saúde e várias outras, que são essenciais para a população. Ela apontou também uma acomodação, que foi comparada à época da cana-de-açúcar, quando o poder público não se preocupava com o fim do recurso e da renda.
— Muitos ainda não acreditam que vai acontecer essa perda. Um fundo de garantia deveria ser criado. Devemos fazer uma reflexão de modo geral. Era importante ter um fundo, aplicar as políticas públicas. Infelizmente, deveríamos ter a consciência desde sempre que os recursos não são para a vida toda. Acho triste como algumas pessoas olham para essa situação e torcem pela partilha. O que tenho a dizer para este cidadão que torce para que isso aconteça é que ele saiba que sua vida vai piorar muito — afirmou a prefeita.
Fátima também confirmou que será candidata à reeleição em 2020 e analisou o cenário político de Campos e de São João da Barra, que também serão afetados com a possível perda dos royalties.
— Sou candidatíssima. Estou preparada para fazer uma disputa com qualquer pessoa. Acho isso importante. Com relação a Rafael Diniz e Carla Machado, é difícil fazer uma análise não estando perto. Acho que Carla, até pela experiência, está em uma situação mais confortável. Rafael ainda tem inúmeros desafios, mas todos têm chances efetivas de reeleição — analisou.
A prefeita também demonstrou preocupação com o aumento da criminalidade e do tráfico de drogas em Quissamã. Ela destacou que promove projetos com adolescentes e jovens, entre outros, na Guarda Civil Municipal Mirim, para não deixar que a juventude entre para a estatística da violência urbana.
— O tráfico chegou a todo lugar. Então, estamos fazendo um cerco protetivo, com projetos para jovens de 10 a 18 anos, por exemplo. A Educação tem sido uma prioridade, além da prevenção. Minha maior inquietude é o desemprego e o tráfico dentro do nosso município — declarou.
Confira a entrevista: 
Bloco 1:
Bloco 2:
Bloco 3: 
Bloco 4:
Bloco 5:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS