Começa a campanha de vacinação contra aftosa
03/05/2019 22:36 - Atualizado em 06/05/2019 13:21
Vacinação contra aftosa
Vacinação contra aftosa / Divulgação-Supcom Campos
A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa teve início nesta sexta-feira (3) em Campos, com previsão de imunização de rebanhos bovino e bubalino (búfalos) com até dois anos de idade. Além da aftosa, são distribuídas gratuitamente as vacinas contra clostridiose (manqueira) e raiva animal para os pequenos produtores, com até 70 cabeças de gado. A expectativa é imunizar cerca de 25 mil animais, segundo a secretaria municipal de Agricultura.
A abertura da campanha municipal foi no Assentamento Zumbi I, na Usina São João, mas quatro Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e a equipe de vacinadores seguem atuando de forma paralela. “A vacinação no ADR I acontece em Santa Maria. O ADR II abrange toda a área urbana até Travessão. ADR III, de Dores de Macabu até as localidades da região do Imbé. Além da ADR IV, que se estende por toda a Baixada Campista”, informou o secretário municipal de Agricultura, Nildo Cardoso.
A vacinação é obrigatória e aqueles que deixarem de imunizar os animais não emitem a Guia de Trânsito Animal (GTA), não têm o leito retirado pelas cooperativas, entre outros, até regularizarem a situação do rebanho. “Estamos disponibilizando três vacinas gratuitas. Com isso, os criadores não têm nada a perder, só a ganhar. Em termos de imunidade, vendem o animal totalmente saudável e legalizado, sem qualquer tipo de risco de doenças, além de comercializarem o leite”, afirmou Nildo. 
O criador Celso Gomes comentou a relevância da disponibilidade das vacinas. “Aqui, nossos animais são utilizados para comercializar o leite com as cooperativas. Sem a vacinação contra a aftosa, por exemplo, não consigo isso, além de não tirar outras documentações. Também não podemos deixar de vacinar contra raiva e manqueira. Sem as vacinas, não trabalhamos. E temos prejuízo total”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS