Filme "Nebraska" emociona a plateia
Celso Cordeiro Filho 02/05/2019 21:42 - Atualizado em 06/05/2019 13:10
Filme Nebraska apresentado no Cineclube
Filme Nebraska apresentado no Cineclube / Isaías Fernandes
Durante a apresentação do filme “Nebraska” (2013), do cineasta Alexander Payne, na quarta-feira (1), no Cineclube Goitacá, o engenheiro holandês Peter Lamers destacou a importância de se conhecer a relação de afeto entre pai e filho durante uma jornada em busca de um prêmio de um milhão de dólares que não existe. “Enquanto todos rejeitam o velho senhor, seu filho o compreende e empreende uma jornada afetiva junto com o pai pelo interior do estado de Nebraska”, destacou.
O filme conta a história de Woody Grant (Buce Dern), um homem idoso e alcoólatra que acredita ter ganho US$ l milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolver ir a pé até a distante cidade de Lincoln, no Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos e se hospeda na casa de seus tios antes continuar a viagem até Lincoln. Só que Woody resolve falar sobre a prêmio e desperta a cobiça não só da família como de parte da cidade.
A partir dessa história, Alexander Payne faz um relato melancólico sobre um passado esquecido e muitas vezes considerado irrelevante. O clima nostálgico é garantido pela ambientação — pequenas cidades rurais — e a fotografia em preto e branco. Para o professor e pesquisador de cultura popular “trata-se de uma história comovente, onde só o filho não desiste do pai. Muito bonito”. Os comentários da plateia se fixaram em torno da comovente história sobre a relação pai e filho mostrada no desenrolar de “Nebraska”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS