Encontro do rio com o mar e a fé
Celso Cordeiro Filho 27/04/2019 15:53 - Atualizado em 06/05/2019 12:56
Paulo Sérgio Pinheiro
Dentro das festividades em louvor à Nossa Senhora da Penha, em Atafona, reina grande expectativa neste domingo (28) em torno da tradicional procissão fluvial que sai, às 15h30, do Cais do Imperador, no centro de São João da Barra, com chegada ao Porto da Penha prevista para as 17h e, em seguida, será realizada a cerimônia de coroação. À noite, a partir das 21h, acontecem os shows da Barca do Forró, da dupla Léo e Raphael, e de Zé Carlos e Rogério.
Na segunda-feira (29), teremos a também tradicional Procissão de Nossa Senhora da Penha — Patrimônio Cultural Imateral do Estado —, que percorre várias ruas da comunidade atafonense, e termina em frente à igreja. Incluída no calendário turístico do município, a comemoração à Nossa Senhora da Penha reúne todos os anos milhares de fiéis. No ano passado, a igreja foi elevada à condição de Santuário Diocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha.
Sobre a festividade, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, é enfática: “Sou devota de Nossa Senhora da Penha, que me traz conforto espiritual nas horas que mais preciso, e tenho muito orgulho de Atafona e seu povo. Vamos externar nossa fé e aproveitar também os momentos de entretenimento com os amigos”.
Circundando a praça da Penha onde a festa é realizada, há barracas de gastronomia, brinquedos, restaurantes e outros atrativos. “Quero agradecer o comprometimento da prefeita Carla Machado, que sempre é solícita aos anseios da comunidade católica, e também às Irmandades por mais uma vez trabalharmos juntos para a consagração deste momento de fé, cultura e tradição”, ressaltou Edivaldo Machado, secretário de Turismo, Esporte e Lazer. A festa de Nossa Senhora da Penha é uma realização da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com apoio da Prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.
Dando prosseguimento ao Circuito Religioso 2019 em São João da Barra, teve início no domingo (20), o Oitavário de Nossa Senhora da Penha com a realização de missa solene, no Santuário Diocesano Mariano, levantamento do quadro da padroeira e procissão automobilística, que seguiu de Atafona até a sede do município, retornando em seguida ao Santuário.
A missa foi conduzida pelo pároco Jorge Guimarães e após a cerimônia aconteceu a elevação do quadro de Nossa Senhora, anunciando a comunidade o início das celebrações religiosas de Nossa Senhora da Penha. Há poucos dias à frente da paróquia, o padre Jorge Guimarães, confessou ter sido uma alegria chegar na cidade em um momento tão importante. “Sou padre há 28 anos e recebi com muito carinho essa missão, de servir, cuidar e guardar a comunidade de São João da Barra e percebi durante toda a Semana Santa a fé deste povo abençoado, e hoje estou muito feliz por estar aqui, celebrando a padroeira de Atafona”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS