Uenf promove aula pública para debater Educação e cortes de verbas
Maria Laura Gomes e Ícaro Barbosa 14/05/2019 12:25 - Atualizado em 15/05/2019 20:57
Isaías Fernandes
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) promove, nesta terça-feira (14), uma aula pública com o tema “Todos em defesa da Educação”, para debater sobre a área e cortes de verbas destinadas às instituições de ensino superior. O evento, que começou às 12 horas, segue até as 14h, quando os participantes seguirão para o Centro, onde será realizado um ato.
Com participação de representantes de diversos sindicatos, associações e universidades da região, a aula pública foi idealizada para exposições sobre a Educação e os cortes. Presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf), a professora Luciane Soares da Silva afirmou que o corte é péssimo para Campos, que “é uma cidade que tem IFF, UFF, Uenf e uma rede enorme estadual”.
— Como hoje você tem uma dificuldade de mobilização, realmente só com cortes na Educação para o pessoal sair da zona de conforto. A gente teve corte de bolsa na pós-graduação. A maioria dos institutos federais só têm recursos até o meio do ano. A UFF, semana passada, estava lutando para não perder o contêiner. Então, a mobilização tem a ver exatamente com o que é mais importante para as pessoas, em um país como o Brasil, que é a Educação — explicou a docente.
Para Luciane, a luta pela Educação não é apenas da UFF, da Uenf e do IFF, mas também de todos os campistas:
— Acho que o espírito da aula pública, primeiro, é unir as instituições, que estão todas no mesmo caminho de perder seus direitos. E, quando essas instituições em Campos perdem seus direitos, isso afeta toda a cidade. Afeta comércio, locação. Porque, quando a gente entra em greve, apartamentos não são alugados, o Uber não anda, o comércio fica vazio. É uma luta do cidadão de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS