TV Globo/Divulgação
Morreu na noite desse sábado (11), aos 92 anos, o consagrado ator e Lúcio Mauro. Em postagem no Instagram, seu filho Lúcio Mauro Filho informou que o falecimento do pai aconteceu por volta das 22h. Há três anos, ele resistiu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas, segundo o G1, sofria com problemas respiratórios, motivo pelo qual estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
— Por volta das 22 horas deste sábado, meu amado pai serenou. Ele merecia esse descanso. Lucio Mauro teve uma vida linda, uma carreira vitoriosa, 5 filhos, 5 netos, dois casamentos, com Arlete e Lu, duas mulheres fantásticas que se tornaram amigas e mantiveram essa família unida. Papai foi um pioneiro, saiu do teatro de estudante lá no Pará, foi pro Recife, fez rádio, inaugurou a televisão no Nordeste e de lá, veio para o Rio de Janeiro pra se tornar um dos maiores artistas deste país. Me influenciou em tudo. O homem que sou, o artista, o pai de família, o amigo. Eu nada seria sem seus ensinamentos — escreveu Lúcio Mauro Filho, que trabalhou junto com o pai na TV, no teatro, no cinema e na publicidade. — Tivemos o prazer de trabalhar juntos, na TV, no Teatro, no Cinema e na Publicidade.
Rodamos o Brasil colocando nossas vidas a serviço da arte, em “Lucio 80-30”, quando ele teve a chance de dividir o palco com os filhos. Não faltou nada — completou.
Ainda segundo Lúcio Mauro Filho, seu pai, “preso a uma HomeCare, ele lutou até suas últimas forças. Ainda teve a alegria de conhecer Liz, a neta inesperada que chegou pra promover o ciclo da vida”. A postagem do filho é complementada com agradecimentos e uma despedida:
— A esticada foi longa e sofrida. Agora só restava o descanso que ele tanto merece. Meus agradecimentos a todos os funcionários da Clínica São Vicente, onde papai sempre foi cuidado com carinho e profissionalismo. À Rede Globo pela parceria e lealdade. Nós ficamos por aqui, celebrando sua existência e seguindo com seu legado. Vai com Deus meu velho. Vai se juntar a Chico, Agildo, Silvino, Rogerio, Miele e tantos outros, para juntos fazerem cócegas nas estrelas. Obrigado por tudo! Viva Lucio Mauro!
Natural de Belém do Pará, Lúcio Mauro estreou na Globo em 1966. Na emissora, integrou o elenco de programas humorísticos como “Chico City” (1973), Os Trapalhões (1989) e Escolinha do Professor Raimundo (1990). Em 1968, criou e dirigiu o “Balança Mas Não Cai”, entre outros trabalhos.*