Primeiro Cemei será entregue oficialmente
11/05/2019 17:21 - Atualizado em 15/05/2019 20:54
Mais que uma escola em tempo integral, um instrumento de transformação da sociedade e destinos. Este é o conceito do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei)— uma proposta de Educação implantada em Campos, onde estudantes passam o dia na escola e têm acesso, além do ensino normal, a uma parte complementar, com reforço escolar, aulas de inglês, esporte e arte. Nos próximos dias será inaugurado o primeiro Cemei, que funciona no Ciep do Parque Aurora. E a previsão é que, até o final do ano, outras três unidades do mesmo modelo sejam inauguradas.
O Cemei do Parque Aurora conta com ensino Fundamental 1 e 2, onde os 500 alunos recebem quatro refeições diárias — café da manhã, almoço, lanche e jantar — em um cardápio orientado por uma equipe de nutricionistas. De acordo com a secretaria de Educação, uma alimentação saudável faz parte do processo de aprendizagem.
Segundo o prefeito Rafael Diniz, a Educação sempre esteve entre as prioridades de seu governo. “Sempre defendi a importância da educação em todo processo de transformação, especialmente na transformação de uma cidade como Campos, que vive hoje outros tempos. Uma cidade que vivia uma riqueza fora do normal e hoje vive uma realidade completamente diferente, necessitando de ajustes. E qualquer processo de melhorias de nossa cidade, tem que passar prioritariamente pela educação. Sem falar que esta transformação tem que passar por investimentos em nossos jovens. Daí a necessidade imediata de um fortalecimento na Educação”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Educação, Brand Arenari, o objetivo do Cemei é criar uma escola “de elite” para as classes populares e, como consequência, fazer com que a desigualdade de competição em vários campos seja diminuída dentro da sociedade a partir desta escola, mudando o que muitos diriam ser o destino desses jovens: “Para que aqueles alunos, mesmo nascendo em famílias pobres, possam sonhar e ter a possibilidade de alcançarem o sonho que quiserem. Médicos, juízes, delegados, professores, entre tantas outras profissões dignas que uma pessoa que não tem acesso a um bom estudo tem dificuldade em alcançar”, destaca.
A meta da Prefeitura de Campos é, até o final do ano, inaugurar mais dois Cemeis — além do Parque Aurora, já existe outro em funcionamento, o Ciep Francisco Portela, em Tócos, e ainda não inaugurado oficialmente porque os últimos detalhes estão em conclusão: “Então, para o ano de 2019 temos quatro Centros integrais funcionando em Campos e mais quatro para 2020. E, a meta é que, a cada ano, a gente amplie com mais quatro escolas integrais espalhadas por todo município”, afirma o secretário.
Rafael fala sobre as prioridades na área
O prefeito Rafael Diniz explica que é constante a atenção especial para oferecer uma Educação de qualidade e preparar o aluno da rede municipal: “Acabou a aprovação automática. Não existe mais fazer o aluno ‘passar de ano’ mesmo sem saber para melhorar nota disso ou daquilo. Nosso aluno aprendendo, aí sim ele passa de ano. Agora é ensinar e garantir qualidade de ensino”.
Rafael também destaca como fundamental importância o aumento das aulas de Português e Matemática: “Não adianta pensar em qualquer outro aprendizado, se o Português e a Matemática básica não forem bem aprendidos”, pontua.
Como avanços na Educação, o prefeito acrescentou que uma serviço de qualidade também significa a soma do ensino dentro da sala de aula com esporte e cultura: “Estas são ferramentas que nossa gestão tem investido muito. Dentro deste pensamento, que surge o Cemei, primeira escola em tempo integral de nossa cidade, em um ambiente completamente renovado, que vai ofertar um conjunto do que entendemos ser a nova educação”.
Brand explica como unidade funcionará
O secretário de Educação, Brand Arenari, destaca que, no Cemei, o aluno tem ensino normal na parte da manhã, como todas as outras escolas e, à tarde, é a parte complementar: “Nesta parte complementar, a gente tem inglês todos os dias, um curso montado específico para nossos alunos. Um aluno, hoje, da rede privada, faz inglês duas vezes por semana. Nós temos todos os dias. É a maior carga horária que tem. Temos, também, reforço de Português e Matemática. Assim, nosso aluno de tempo integral tem oito tempos de cada uma dessas matérias. Ao lado disso, nosso aluno tem uma complementação de esporte e de arte, com um conjunto de oficinas que fazem parte. No Cemei do Parque Aurora, temos judô, balé, futebol, basquete”.
Arenari destaca que “em um momento de tamanha restrição financeira do município, a gente conseguir dar um passo destes, realizar um sonho”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS